SANTA ISABEL REALIZA DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

No último sábado (12/05), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe) 2018.  Iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo diminuir o impacto da gripe em todo o país.
“É muito importante que quem faz parte dos grupos prioritários que tome a vacina o quanto antes, não deixando para última hora”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.
Todas as Unidades de Saúde abriram as portas para a imunização dos grupos prioritários, das 8h às 17h, e foi realizada uma atividade “extra-muro”, no qual profissionais da saúde estiveram aplicando a vacina em uma tenda montada na Praça Fernando Lopes (galeria).
A vacina contra a gripe é segura e eficaz, seu principal benefício está na prevenção de possíveis complicações, como pneumonias ou internações seguidas de óbitos.
No Dia D, foram aplicadas 1.602 doses da vacina. Entre os grupos prioritários, aproximadamente 5.840 munícipes já foram imunizados. Até o momento, os grupos com a maior cobertura vacinal estão entre os profissionais da saúde (público e privado) e os idosos.

“Estamos alcançado bons resultados, mas crianças e gestantes ainda são minoria no grupo de vacinados. Pedimos que procurem a Unidade de Saúde mais próxima munidos da carteirinha de vacinação ou RG e vacine-se”, alertou o Secretário Municipal de Saúde.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza segue até 1º de junho e a orientação é para que os grupos prioritários procurem a Unidade de Saúde mais próxima e vacine-se. O munícipe deve apresentar a carteirinha de vacinação ou RG.
As equipes de saúde do município continuam aplicando a vacina nos grupos prioritários (idosos acima de 60 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, crianças menores de 5 anos e portadores de doenças crônicas com indicação para vacinação).  Os acamados que fazem parte do grupo de risco irão receber a visita domiciliar dos profissionais da saúde durante o mês.
Todas as Unidades de Saúde continuam com as vacinas disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.
Para mais informações, entre em contato com a Unidade de Saúde mais próxima ou com a Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone: 4656-4444.