REUNIÃO PEDAGÓGICA DO PROJETO ‘LER POR PRAZER’

Na última terça-feira (22/05), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na EMEF Oscar Ferreira de Godoy uma reunião com os gestores das unidades escolares para tratar sobre a elaboração das ações do Programa ‘Parceria Votorantim pela Educação’ (PVE) que será voltado para o prazer da leitura.

A iniciativa do Instituto Votorantim com o programa busca contribuir para a melhoria da educação pública nos município, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades, integrando a escola com as famílias. O projeto desenvolvido se torna uma ação social no final do ano letivo.

“É o momento da participação da comunidade, dos pais e da família com a escola e o poder público, trabalhando para o avanço da educação e também da sociedade como um todo através das ações educacionais e solidárias” ressaltou a Prefeita de Santa Isabel.

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação definiu o tema ‘Ler por Prazer’ que será desenvolvido em todos os níveis e ano escolar, mas haverá um acompanhamento no Ensino Infantil, Pré II, do Fundamental, 4º Ano e 6º Ano, para avaliar os resultados da proposta realizada na unidade de ensino que é despertar o interesse pela leitura.

Na reunião foi realizado um levantamento de informações de cada unidade escolar, que foi levantada por meio da última avaliação realizada, Prova Brasil, para definir quais ações serão desenvolvidas aos alunos e alinhar com os educadores e como serão trabalhados ao longo do ano letivo.

A Leitura é muito importante, por meio dela os alunos aprendem o processo de alfabetização, um dos temas discutidos em reunião, que segundo os coordenadores e diretores é muito importante o uso da literatura para o processo de alfabetização e aprendizagem, pois trabalha de forma lúdica, pedagógica, despertando a imaginação e dando autonomia ao aluno para o desenvolvimento educacional.

O projeto além de trabalhar com a escola e a comunidade, também alinha a proposta aos desafios do Plano Nacional de Educação atingindo assim os índices do IDEB e contribui para o avanço educacional.

“O trabalho em parceria com a Votorantim trará novas idéias e capacitação aos nossos gestores e educadores para o avanço da educação e do aprendizado de nossas crianças e jovens por meio do projeto ‘Ler por Prazer’ que trará resultados pela literatura”, disse a Secretária Municipal de Educação.