Programa Farmácia Viva em Santa Isabel

No último mês, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, Sandra Igarasi, ao lado do Diretor Walter Ribeiro, recebeu a visita da estudante isabelense do curso de Fámarcia da Universidade Paulista (UNIP), Cristina Oliveira, para conhecer o Programa Farmácia Viva com o intuito de implantar o projeto no município.

O Farmácia Viva é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e funciona em parceria com as prefeituras municipais na criação e cultivo de hortas medicinais, a fim de estimular o uso monitorado durante os tratamentos de saúde e contribuir para a prevenção de doenças.
“Nós decidimos aderir ao programa, pois é uma ótima oportunidade para aumentar a qualidade de vida da população, principalmente daqueles que não têm sucesso com o uso de medicamentos químicos, e podem obter bons resultados com os naturais”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.
No contexto da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Farmácia Viva, referenciado pelo Ministério da Saúde, compreende todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2013 e 2015, a busca por tratamentos à base de plantas medicinais e fitoterápicos pelo SUS, mais que dobrou com um crescimento de 161%.
“A estudante Camila Oliveira, inicialmente, será a responsável pelo cultivo dos remédios naturais que serão plantados no Viveiro Municipal. Posteriormente, com o auxílio da Secretaria de Saúde, iremos viabilizar o plantio destas espécies nas Unidades de Saúde, complementando de forma eficiente, o tratamento médico convencional”, ressaltou a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, Sandra Igarasi.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.