Elaboração do Currículo Municipal trará nova abordagem pedagógica

Desde a homologação do Currículo Paulista pelo Governador do Estado, João Dória, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Educação, vem trabalhando desde 2018 na elaboração do Currículo Municipal, que abrangerá uma abordagem pedagógica diferenciada para os alunos da rede de ensino a partir de 2020.

Os trabalhos para elaboração do currículo, começaram em 2018 com a discussão sobre quais habilidades comporiam o documento. Diante das ações, várias palestras e reuniões foram organizadas, uma delas foi o Dia D: Discussão sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), realizada no mesmo ano.
Além de a participação dos gestores, professores e equipe técnica da Pasta, também foram realizados encontros com pais e rodas de conversas com os alunos. Aconteceu a apresentação da nova proposta de ensino, sendo aplicados questionários com o objetivo de levantar informações como “Qualidade na Educação –  A Escola que Queremos”, “Cultura Local” e “Proposições para a escrita do Currículo do Município”. Os questionamentos levantados foram usados para a elaboração do documento educacional.
Já elaborando a primeira versão do Currículo Municipal, nos dias 26 e 27 de agosto, todos os docentes e gestores de escolas se reuniram na EMEF Oscar Ferreira de Godoy, para participar do ‘Estudo e Escrita da Proposta Curricular do Município, onde foram divididos em Componentes Curriculares e Campos de Experiência. Cada profissional educacional contribui efetivamente para a formação do documento. No primeiro dia aconteceu a discussão sobre o Ensino Infantil, seguido do Fundamental.
Vale destacar que o Currículo Municipal se baseou no elaborado pelo Governo do Estado, porém o adaptando conforme a realidade educacional de Santa Isabel, tendo como uma das propostas, o estudo da cidade em várias disciplinas do Ensino Infantil e Fundamental.
Os trabalhos para a elaboração do Currículo continuarão nas unidades escolares e o seu fechamento ocorrerá no fim deste ano, sendo assim, homologado pela Prefeita.

“Agradeço pelo empenho de cada profissional da Secretaria e principalmente por nossos professores e gestores que se empenharam na busca de informações e da participação ativa na elaboração deste importante documento educacional, além dos pais e alunos que contribuíram com seus conhecimentos”, ressaltou a Secretária de Educação.
O Currículo Municipal é um importante passo para o desenvolvimento pedagógico de Santa Isabel, proporcionando ao aluno a oportunidade de visualizar novas abordagens em um componente curricular ainda mais vasto, contando com mais conhecimento e formação educacional.
“Será um dos importantes passos para o avanço da educação em Santa Isabel, além de ser um método de ensino que vem dando resultados, como a melhora expressiva na nota do IDEB. O Currículo Municipal trará ainda mais bagagem e conhecimento para nossos estudantes da rede, sendo um grande avanço pedagógico no município. Tudo isso com o trabalho da Secretaria de Educação, professores, gestores e ouvindo nossos alunos e pais, na construção de uma Santa Isabel cada vez melhor”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.