INTENSIFICAÇÃO DA BUSCA ATIVA DE CASOS DE TUBERCULOSE

De 16 a 30 de Março de 2020, todas as Unidades de Saúde do Município estarão intensificando a busca ativa por novos casos de tuberculose, por meio de visitas domiciliares, palestras, entre outros.

Tal intensificação acontece todo ano e faz parte do plano de enfrentamento e eliminação da Tuberculose como um problema de Saúde Pública.

Tosse por três semanas ou mais é o principal sintoma e merece atenção!

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais.  A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Em Santa Isabel, temos a notificação de cerca de 23 novos casos de tuberculose por ano, o qual são acompanhados pela rede de Atenção Básica.

Quais são os sintomas da tuberculose?

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose, e para isso, os profissionais da Rede de Atenção Básica são capacitados para este diagnóstico, pois quanto mais cedo identificar e tratar, melhor é para o doente e seus familiares. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

Febre vespertina

Sudorese noturna

Emagrecimento

Cansaço/fadiga

 

Como é feito o diagnóstico da tuberculose?

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados os seguintes exames:

Bacteriológicos

  • baciloscopia
  • cultura para micobactéria

Por imagem (exame complementar)

  • Radiografia de tórax.

Todos esses exames estão disponíveis nos postos de saúde e terão oferta aumentada no período da campanha, ou seja, se a pessoa está tossindo há algum tempo, deve comparecer a uma Unidade de Saúde para tirar dúvidas ou realizar, se necessário, os exames para diagnóstico de tuberculose.

As Unidades de Saúde de Santa Isabel atendem das 07:00 às 16:00 horas, de segunda a sexta feira, conforme relação abaixo:

UNIDADE ENDEREÇO TEL
UBS I “Pref. Ilário Dassiê” Rua  José B. de Alvarenga, 960 – Brotas 4656-1906
UBS II –Av. Brasil Rua Oeste, 882 – Cruzeiro 4656-4824
UBS III – Monte Negro Est. do  Monte Negro, – Monte Negro 4656-2904
ESF Jd. Eldorado R. Dirce de S. Machado, 500 – Jd. Eldorado 4858-3280
ESF Jd. Novo Éden Rua das Rosas, 764 – Jd. Novo Éden 4848-3321
ESF Vila Guilherme Rua Japão, 844 – Vila Guilherme 4858-3504
ESF Vila Nova Rua Mar Caspio, 01 – Vila Nova 4858-3283
ESF Cachoeira Via das Cerejas, SN – Cachoeira 4680-2103
ESF Ouro Fino Estrada do Ouro Fino – Ouro Fino 4657-1175
PACS Jaguari* Estrada do Jaguari, SN 4657-2074
PACS Pouso Alegre* Estrada do Pouso Alegre, SN 4657-2228

As informações podem ser obtidas nas Unidades de Saúde do Município com um profissional da saúde, ou na Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica, através do telefone 4656-4444, ramal 6015 e 6016.

 

 

Fonte:
Ministério da Saúde

Secretaria Municipal de Saúde
Vigilância Epidemiológica Municipal

 

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.