COVID-19: QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO?

Santa Isabel ainda não tem nenhum caso positivo de COVID-19 (Coronavírus), mas o fluxo de pessoas nas unidades de saúde deve ser restrito nesse momento de agravamento da Pandemia. A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, alerta para que a população procure atendimento médico apenas em casos específicos.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Isabel atende a casos de urgência e emergência, no entanto, nos últimos dias tem sido alta a procura do serviço por pessoas relatando sintomas como tosse e espirros. Nesses casos, a recomendação é de repouso domiciliar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o isolamento domiciliar deve ocorrer em casos de febre acompanhada de coriza, falta de ar, tosse ou espirro. Já pacientes com esse quadro, que apresentarem agravamento da febre ou falta de ar deverão procurar imediatamente ajuda médica.

A secretária de Saúde, Estela Santana, afirma que os cuidados com os idosos deve ser redobrados e a indicação primordial é que esse grupo não se exponha, aguardando em casa que esse pico de contaminação passe. Com relação ao atendimento médico, a secretária destaca que devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apenas em casos urgentes e emergentes:

“Na presença de febre, tosse, coriza, dor de garganta, as pessoas devem aguardar e observar, em casa, na persistência dos sintomas o ideal é ir até uma Unidade de Saúde (Posto de Saúde). Caso apresente falta de ar, dificuldade para respirar, ou persistência e agravo de outro sintoma, esse é o momento de ir até a UPA imediatamente”, destaca.

A administração da UPA de Santa Isabel frisa que nos últimos dias a unidade tem registrado queda na procura do serviço e ressalta que os pacientes que procuram atendimento no local, passam por um novo protocolo de atendimento, que evita aglomerações e segue as determinações do Ministério da Saúde.

Os testes que atestam ou destacam a presença do COVID-19 são realizados pelo Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. Os resultados, por conta da alta demanda, podem demorar dias para ficarem prontos. Enquanto Santa Isabel não tem nenhum caso confirmado, o apelo das autoridades é pelo recolhimento.

Fotos: Marli – AIPMSI

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.