SANTA ISABEL LANÇA MATERIAL SOBRE O PRIMEIRO ANO DA NOVA GESTÃO

Com investimento em diversos setores, primeiro ano do governo é marcado pelo enfretamento aos problemas gerados pela pandemia do novo coronavírus.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MATERIAL

O município inaugurou diversos novos equipamentos públicos como o Areninha, o Morro Esporte Clube, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), as sedes da Orquestra Municipal e do Conselho Tutelar, Centro Cultural do Jardim Eldorado e Praça Municipal. Também estão em andamento, a construção do Centro de Formação Pedagógica, instalação de uma unidade do Poupatempo, a canalização do Ribeirão Araraquara e a criação das rotatórias da rodovia SP 060-056.

Para combater a pandemia do novo coronavírus, foi criada a unidade sentinela, que atendeu mais de 3 mil pessoas com sintomas gripais. Os leitos de mergência foram ampliados e foi aderido o Programa Todos pela Vacina.

Estratégias para campanha de vacinação também foram adotadas, como os mutirões em dias, horários e locais diferentes, vacinação pelo sistema drive-thru e nas residências, disponibilização das informações nas redes sociais, entre outras. Atualmente são 94,7% dos munícipes vacinados com a 1ª dose e 89,9% com a 2ª. Santa Isabel foi premiada pelas atividades feitas para enfrentar à Covid-19, no Simpósio de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT).

Novos aparelhos também foram adquiridos para a saúde, as ações de bem-estar animal foram intensificadas, postos de saúde foram reformados e foi transferida a Central de Abastecimento Farmacêutica para um local mais arejado e organizado.

Com a retomada das aulas presenciais, foram entregues 3.500 kits de materiais escolares, kits de proteção à Covid-19, além de 13.100 cestas básicas para os estudantes da rede municipal de ensino.

A Gibiteca Mauricio de Sousa foi reformada e agora conta com espaço para lazer e hortas do Chico Bento e da Rosinha. A Lei Aldir Blanc beneficiou 77 artistas, já os programas Revelando SP e Tradição SP mais de 100. Ao todo foram oferecidas 20 oficinas culturais, com a participação de mais de 200 alunos.

O programa de regularização fundiária beneficiou mais de 200 famílias e as áreas públicas receberam investimento na sinalização horizontal e vertical. Aulas gratuitas em diversas modalidades esportivas também foram oferecidas e 850 munícipes participaram.

Para incentivar a promoção da acessibilidade, foi realizado o Programa Paralímpíco e 150 profissionais de educação física, alunos e educadores, estiveram presentes. A Orquestra Municipal ganhou novos instrumentos musicais e gravou o filme Cantos Nordestinos, no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão.

A Casa Municipal de Acolhimento Aconhego foi reformada, para viabilizar mais conforto e segurança para as crianças e adolescentes abrigados. Os serviços de assistência social foram intensificados diante da crise gerada pela pandemia, além da entrega de 6 mil cestas básicas, os atendimentos também aumentaram e 100 moradores foram contratados pelo programa Frente de Trabalho.

A cidade arrecadou R$ 4.855.886,88 com o Programa de Regularização Fiscal e entre as medidas administrativas adotadas pela gestão estão a transferência dos setores para prédios alugados para públicos, economizando R$ 153.063,96, a fiscalização de obras irregulares, com arrecadação de R$ 700 mil, e o recadastramento imobiliário, que teve um retorno de R$ 800 mil, mais R$ 2.500 mil com IPTU e R$ 1.700 mil com atualização obrigatória de índices oficiais.

Já para incentivar a geração de renda própria e combater o desemprego, foram investidos R$ 612.000,09 mil em cursos de capacitação profissional e 593 munícipes se formaram. Também foi realizada a 1ª Feira do Empreendedor e a Feira do Produtor Rural.

Os munícipes também puderam participar dos cursos com bolsa-auxílio e o investimento total foi de R$ 119.600 mil. Por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), foram feitos 3.846 encaminhamentos e 1.449 vagas foram ofertadas. Com a Bolsa-Empreendedor, 47 microempreendedores foram beneficiados, com investimento total de R$ 47 mil. Já o Banco do Povo liberou o valor total de R$ 405.958,21 em linhas de créditos para 28 empresas. No Empretec, 19 empreendedores participaram e o recurso investido foi de R$ 30.000.

Com a documentação aprovada no Município de Interesse Turístico (MIT), Santa Isabel receberá recursos de 2018, 2019 e 2021, estimado no valor total R$ 1.715.826,07, para reforma do Mirante do Monte Serrat.

“O primeiro ano de governo é um desafio enorme, porque temos que fazer um balanço, avaliando tudo que precisa ser reestruturado e reorganizado, antes de começar de fato a colocar os projetos em prática. Ainda estamos sofrendo com os impactos da pandemia do novo coronavírus, e diversos setores estão começando a retomar as atividades, então tivemos que criar diversas estratégias para diminuir os efeitos negativos, como o desemprego da população. Para o próximo ano, estamos elaborando vários novos projetos para fortalecer ainda mais o serviço público e trazer melhorias para Santa Isabel”, relata o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MATERIAL