DIVERSAS AÇÕES SÃO REALIZADAS PARA HOMENAGEAR OS CINCO EXPEDICIONÁRIOS ISABELENSES NESTA QUINTA-FEIRA

Avelino José Benedito, Francisco José Mineiro, Juvenal Ferreira, Ernesto Rodrigues da Cunha e José Alves de Queluz lutaram na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial.

Em comemoração ao Dia Nacional dos Expedicionários, a prefeitura de
Santa Isabel realizou ontem (05/05) diversas ações em homenagem aos cinco soldados isabelenses que lutaram na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial.

Na tradicional Praça do Expedicionário, localizada em frente à Delegacia de Polícia da cidade, foi plantada uma muda de árvore para representar a luta do soldado Avelino José Benedito. O espaço já conta com mais quatro árvores, em homenagem ao major Francisco José Mineiro, sargento Juvenal Ferreira, soldado Ernesto Rodrigues da Cunha e soldado José Alves de Queluz.

Também foi feita uma palestra sobre a contribuição dos soldados do município para a guerra, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Escola Técnica de Santa Isabel (ETEC).

A iniciativa do projeto Nossa Terra, em parceria com o Centro de Memória Francisco Sanches Baptista – Chico Fotógrafo, tem o objetivo de preservar e valorizar a história da cidade, além de reconhecer e dar méritos as pessoas que contribuíram para formação da identidade isabelense.

A palestra foi dividida em três partes, abordando a importância da preservação da memória e a atuação dos expedicionários de Santa Isabel na guerra. O professor Francisco Mineiro, neto do Major Francisco José Mineiro, também participou do evento, contando os relatos de seu avô.

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado que durou de 1939 a 1945, envolvendo diversas nações do mundo, que se organizaram em duas forças, Aliados e Eixo.

O Brasil entrou para a grande guerra em 1942, ao lado dos Aliados, com a Força Expedicionária Brasileira. Cerca de 25.334 homens lutaram na Itália e ficaram conhecidos pelo lema “A cobra está fumando”, em alusão ao que se dizia na época que era mais fácil uma cobra fumar, do que o Brasil entrar para a guerra.

Os cinco soldados isabelenses aportaram em Nápoles e foram recebidos pelas autoridades americanas com uma missa, depois fizeram treinamento para combate em Vada. Em 1944, entraram pela primeira vez na região de Montese e enfrentaram oito meses de batalha.

Eles também viram a neve pela primeira vez na Torre de Nerone e em 5 de maio de 1945, participaram do último dia de batalha para os expedicionários em Francolise (fronteira entre Itália e França). Já em 18 de julho do mesmo ano, chegaram no Brasil e foram recebidos em Santa Isabel com uma missa campal na Igreja do Rosário.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.