SECRETARIA DE SAÚDE REGISTRA MÉDIA DE 2.500 FALTAS EM CONSULTAS POR MÊS

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, chama atenção dos munícipes para as altas taxas de absenteísmo registradas em todas as unidades de saúde. O município registra uma média de 2.500 faltas em consultas por mês.

O absenteísmo trata-se da prática de faltar as consultas sem justificativa. Essa atitude pode gerar diversos problemas para outros pacientes, que perdem a oportunidade do agendamento, além de trazer prejuízo ao município.

Na UBS I, localizada no Brotas, a mais movimentada da cidade, os números de faltas são impressionantes. Em março, 481 pessoas faltaram às consultas médicas; 460 pessoas faltaram às consultas de especialidades; 180 pacientes faltaram às consultas de enfermagem e 108 pessoas não realizaram exames de sangue agendados.

Já no Jardim das Acácias, por exemplo, o painel de absenteísmo fixado no mural da unidade apresenta altos números de ausências referentes ao mês de março, como: 78 faltas em consultas médicas; 14 faltas em consultas com enfermeiros (as); 48 faltas em consulta com dentista e 34 faltas em coletas de sangue.

De acordo com a equipe técnica da Pasta, mensalmente são registradas entre 2 mil e 2.500 faltas, e o prejuízo reflete em toda a população, já que os médicos são pagos, sem realizar consultas. Por outro lado, pacientes que realmente precisam da consulta, acabam perdendo a oportunidade de se consultar.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda, que caso o paciente não possa comparecer ao atendimento, a orientação é para que entre em contato com a unidade de saúde com o máximo de antecedência possível, e remarque a consulta. Os telefones para contato estão disponíveis no seguinte link: https://portal.santaisabel.sp.gov.br/ubs/ .

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.