6º ENCONTRO DE RADIOAMADORES TERÁ ESTAÇÃO DE RÁDIO NA PRAÇA FERNANDO LOPES

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece no próximo sábado (8) o 6º Encontro de Radioamadores de Santa Isabel (ERASI). A organização é de um grupo de radioamadores locais, que preparou uma exposição sobre o tema, inclusive com a montagem de uma estação de radioamador, na Praça Fernando Lopes, na região central.

O evento integra a programação oficial das comemorações do aniversário de 191 anos da emancipação político-administrativa da cidade. De acordo com o radioamador Edimar Rodrigues, um dos organizadores do 6º ERASI, cerca de 300 pessoas, entre radioamadores, operadores da faixa cidadão, radioescutas e simpatizantes vindos de todo o Estado de São Paulo, devem participar.

“Mesmo com o avanço das tecnologias, o rádio ainda é muito importante. Tanto que a Polícia Militar usa, os Bombeiros usam e até a Nasa usa o rádio, que continua sendo um dos meios de comunicação mais importantes”, explicou Edimar PY2DMX.

Tanto a exposição, quanto a estação estarão abertas ao público durante todo o sábado. No evento também haverá uma feira, em que os radioamadores poderão comprar e trocar equipamentos.

O 6º ERASI também será beneficente, uma vez que, para participar, os radioamadores devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Fundo Social de Solidariedade do município.

RESISTINDO AOS TEMPOS MODERNOS

No mundo moderno, em que a comunicação é instantânea, por meio da internet, telefone celular, satélites e redes mundiais de televisão, pode parecer estranho falar em radioamadorismo. Mas, mesmo nos tempos atuais, todos os dias, milhões de radioamadores continuam se comunicando em todo o mundo, formando uma grande rede mundial de amigos.

Por definição, o Radioamador é aquela pessoa que por hobby usa uma estação de radioamador para comunicação sem fins comerciais com outras pessoas que compartilham a mesma atividade. Dependendo do equipamento usado, essa comunicação poderá ser no seu próprio quarteirão ou intercontinental, ou ainda com algum radioamador-astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional.

A comunicação entre os radioamadores pode ser feita por voz, por meios digitais, usando-se um computador conectado ao rádio. Muitos radioamadores ainda preferem usar o meio mais antigo de comunicação sem fio: o código Morse, ou telegrafia.

SANTA ISABEL

O radioamadorismo é uma atividade com vários adeptos em Santa Isabel desde a década de 80. O primeiro grupo de rádio do município foi o GPI (Grupo PX Isabelense). Na década de 90, todos os operadores da faixa local colocaram um rádio junto à Polícia Militar no canal 9 para chamadas de ocorrências.

Na edição 2022 do ERASI, no ano passado, Edimar PY2DMX, e outros dois organizadores do Erasi, Dario PU2PNY e Beto PU2OJI, além de Rogério Barbosa (chorão), e Luiz (Tec. Eletrônica) se reuniram para celebrar um marco importante para o radioamadorismo nacional e de Santa Isabel.

Uma placa de trânsito, expondo a frequência do sinal de rádio da cidade foi instalada na entrada da cidade, próximo ao portal de entrada. A sinalização destaca o papel fundamental dos radioamadores na comunicação de emergência, auxiliando em situações de desastres naturais, eventos especiais e na troca de informações essenciais em momentos críticos.

O ato repercutiu por todo o território nacional, levando o nome do radioamadorismo de Santa Isabel e da cidade.

PREFEITO

Para o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, a realização do 6º ERASI vem abrilhantar ainda mais as comemorações do aniversário da cidade e ressaltar a importância do radioamadorismo local:

“Mesmo diante de todo o aparato tecnológico, da comunicação em tempo real, é interessante saber que há ainda homens e mulheres envolvidos no radioamadorismo, essa ferramenta tradicional tão importante. Os radioamadores de Santa Isabel estão de parabéns pelo evento e espero que os visitantes se sintam muito bem em nossa cidade”, finaliza Dr. Carlos.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.