SAÚDE ALERTA PARA RISCO DE ACIDENTES COM ESCORPIÕES

Em tempos de reprodução dos escorpiões, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta à população para o risco de acidentes com escorpiões. De acordo com especialistas, neste período as fêmeas têm maior concentração de veneno e a recomendação é para redobrar os cuidados com os animais peçonhentos.

A Pasta afirma que esses animais não tem o costume de atacar, mas utilizam o veneno como ferramenta de defesa quando se sentem ameaçados. Além disso, a equipe técnica afirma que a principal fonte de alimento dos escorpiões são os insetos e pequenos animais ou filhotes (aranhas, grilos, pássaros, roedores), sendo a barata seu alimento principal no meio urbano.

Por conta de sua alimentação, o meio urbano se torna propício para sua procriação, o que demanda cuidado e atenção por parte da população. As medidas de controle e manejo de escorpiões baseiam-se na retirada e modificação das condições do ambiente doméstico, a fim de torná-lo desfavorável à sua permanência e proliferação.

Dentre as orientações da Secretaria de Saúde estão a vedação de frestas em parede na residência, retirada de entulhos de construção, e manter os ambientes de casa e quintal sempre limpos e livres de acúmulos. Os escorpiões são frequentemente encontrados em locais com muita umidade, pouca luz e uma abundância de insetos, especialmente baratas.

CRIANÇAS SÃO MAIS VULNERÁVEIS AO ATAQUE

A Secretaria de Saúde alerta que o cuidado com as crianças deve ser reforçado, já que os pequenos com idade de até os dez anos são mais vulneráveis à ação do veneno escorpiônico, podendo evoluir ao óbito, em caso de picada.

IMPORTANTE

Em caso de picada de escorpião, o paciente deverá ser imediatamente encaminhado a UPA de Santa Isabel, local de referência para atender a emergência. Em caso de crianças, a urgência é ainda maior.

SAIBA COMO PREVENIR ACIDENTES COM ESCORPIÕES

Manter jardins e quintais limpos;

Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas;

Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas;

Manter a grama aparada;

Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto às casas;

Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo;

Não pôr as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres. Usar calçados e luvas de raspas de couro para atividades em que seja preciso colocar a mão e pisar em buracos, entulhos e pedras;

O escorpião apresenta hábito noturno, e assim, para evitar sua entrada nas casas, deve-se vedar as soleiras das portas (com saquinhos de areia, panos ou veda porta) e janelas quando começar a escurecer. Se for possível manter a vedação por todo o dia é o mais adequado;

Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;

Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes, consertar rodapés despregados, colocar telas nas janelas;

Afastar as camas e berços das paredes; Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem-se no chão;

Não pendurar roupas nas paredes;

Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões;

Preservar os inimigos naturais de escorpiões e aranhas: aves de hábitos noturnos (coruja, joão-bobo), lagartos, lagartixas e sapos.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.