Investimento em novos contratos geram economia para o município
Desde junho de 2017, a Prefeitura de Santa Isabel economiza cerca de R$120 mil/mês com a coleta de lixo. Na contramão do que geralmente ocorre no Brasil, onde após a assinatura de contrato com entes da federação as empresas solicitam um aditivo com aumento de custos, em Santa Isabel a atual gestão escreve uma nova história, revendo contratos e reduzindo gastos para investir em obras de infraestrutura.
“Já economizamos aproximadamente meio milhão de reais que iriam para o lixo, da coleta ao transporte. E agora podemos reverter este recurso em melhorias para a população, como a pavimentação da Av. Brasil”, diz a Prefeita.
Em setembro deste ano, o secretário de Serviços Municipais, solicitou a secretaria de Administração a supressão do contrato. “Este procedimento, supressão, é utilizado para reduzir os valores gastos com a coleta e estabelecer novas diretrizes para a empresa que sejam condizentes com a realidade do município”, explica o Secretário.
A Prefeitura paga pelo volume de lixo recolhido, tanto que a secretaria de Serviços mantém um funcionário público no local da pesagem para garantir que não haverá equívocos na pesagem.
O contrato assinado este ano se baseou nos dados passados pela gestão anterior, que deixou registrado a coleta de cerca de 1.600 toneladas/mês. “Contudo, após dois meses de atuação da nova empresa, identificamos que Santa Isabel produz em torno de 1.200 toneladas/mês, comparativamente trata-se de uma redução de 25% do volume de lixo coletado”, diz o Secretário.
Evidentemente, com menos lixo para ser recolhido das ruas até a quantidade de caminhões foi reduzida. Todos os bairros continuam a ser atendidos com cinco caminhões de 15m3 e um de 6m3. Criar estratégias para oferecer o melhor serviço por menos é uma das preconizações da Administração.