LIXO: MEIO MILHÃO DE ECONOMIA EM SANTA ISABEL

Investimento em novos contratos geram economia para o município

Desde junho de 2017, a Prefeitura de Santa Isabel economiza cerca de R$120 mil/mês com a coleta de lixo. Na contramão do que geralmente ocorre no Brasil, onde após a assinatura de contrato com entes da federação as empresas solicitam um aditivo com aumento de custos, em Santa Isabel a atual gestão escreve uma nova história, revendo contratos e reduzindo gastos para investir em obras de infraestrutura.
“Já economizamos aproximadamente meio milhão de reais que iriam para o lixo, da coleta ao transporte. E agora podemos reverter este recurso em melhorias para a população, como a pavimentação da Av. Brasil”, diz a Prefeita.
Em setembro deste ano, o secretário de Serviços Municipais, solicitou a secretaria de Administração a supressão do contrato. “Este procedimento, supressão, é utilizado para reduzir os valores gastos com a coleta e estabelecer novas diretrizes para a empresa que sejam condizentes com a realidade do município”, explica o Secretário.
A Prefeitura paga pelo volume de lixo recolhido, tanto que a secretaria de Serviços mantém um funcionário público no local da pesagem para garantir que não haverá equívocos na pesagem.
O contrato assinado este ano se baseou nos dados passados pela gestão anterior, que deixou registrado a coleta de cerca de 1.600 toneladas/mês. “Contudo, após dois meses de atuação da nova empresa, identificamos que Santa Isabel produz em torno de 1.200 toneladas/mês, comparativamente trata-se de uma redução de 25% do volume de lixo coletado”, diz o Secretário.
Evidentemente, com menos lixo para ser recolhido das ruas até a quantidade de caminhões foi reduzida. Todos os bairros continuam a ser atendidos com cinco caminhões de 15m3 e um de 6m3. Criar estratégias para oferecer o melhor serviço por menos é uma das preconizações da Administração.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.