ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISITAM CINEMA

Os programas e oficinas da Rede de Proteção Social já estão ocorrendo para os alunos da EMEE e CE Sérgio Alves Porto, que na tarde da última quarta-feira (14/03), visitaram o Cinema Santa Clara, do Grupo Cine, para assistir ao filme ‘Viva- A vida é uma festa’. A realização do projeto é da Prefeitura de Santa Isabel, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.
A Rede de Proteção Social é um trabalho intersetorial que envolve as Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Assistência e Promoção Social, Saúde, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Esportes e Trânsito. Cada pasta desenvolve um trabalho multidisciplinar com os alunos, promovendo oficinas e programas que proporcione uma melhoria no lúdico, pedagógico e também desenvolvendo outras habilidades nas crianças com deficiência.
O trabalho da Rede de Proteção Social é proporcionar aos alunos com deficiência um atendimento especializado e abrangente para todos, a fim de despertar novas habilidades e trabalhar com suas qualidades visando o desenvolvimento da criança.
Ao todo 51 alunos com diversas deficiências e idade entre 9 a 50 anos, acompanhados por colaboradores da Escola Especial, tiveram um momento de lazer e experiência com a sétima arte, o cinema. A visita os inseriu no mundo social e promoveu a qualidade de vida, independente de sua condição. O filme escolhido foi selecionado de acordo com a idade e possibilitando contemplar a cognição de cada criança, trabalhando o lúdico e psicopedagógico.
Levar a cultura e as formas artísticas fazem parte do programa da Rede de Proteção Social, proporcionando o contato com um mundo totalmente diferente da realidade deles, o mundo cultural, e tudo isso a fim de despertar o imaginário e a descoberta de novos talentos artísticos, pois conhecer o cinema, ver um filme, auxilia em diversas áreas cognitivas da criança, principalmente o imaginário.
A visita faz parte do Programa idealizado pela Secretaria de Cultura, ‘Santa Isabel Visita’ que foi um projeto estendido para a Rede de Proteção Social e tem como intuito levar os cidadãos para locais culturais como exposições, museus, cinema, entre outros que promovam o contato com diversas manifestações culturais.
Esse é um dos primeiros trabalhos realizados para as nossas crianças da Rede de Proteção Social que envolve as demais secretarias, que juntas realizarão mais trabalhos voltados ao atendimento aos alunos com deficiência e também aos seus responsáveis, sempre dando apoio e cuidado.