ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DESCOBREM O PATRIMÔNIO CULTURAL ISABELENSE

Os alunos da rede municipal de ensino de Santa Isabel estão tendo a chance de ter um contato mais próximo com a história do município. Por meio de visitas ao Centro de Memória Francisco Sanches Baptista, com fotos, esculturas e explicações, as crianças aprendem enquanto se divertem, no passeio que muda a rotina de sala de aula.

A iniciativa ocorre por meio da Prefeitura de Santa Isabel, em parceria entre as Secretarias Cultura e Educação. O projeto de educação patrimonial denominado Nossa Terra conta com oficinas criativas para os professores, além de elaboração de material pedagógico especifico sobre a história da cidade e visitações mediadas ao Centro de Memória, Centro Histórico, Sala de Arte Sacra Dito Pituba e outros locais.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Cultura, todos os alunos dos terceiros anos da Rede Municipal visitarão o Centro de Memória Francisco Sanches Baptista “Chico Fotógrafo” e a Sala Dito Pituba. O objetivo é ampliar a discussão em sala de aula, criando um diálogo de educação sobre artes, sobre nosso patrimônio, e a conexão entre o passado e o presente.

Emerson Bicudo, pesquisador em preservação e um dos responsáveis pelo Centro de Memória – juntamente com a socióloga Yara Arantes – lembra que Mario de Andrade, uma das figuras mais importantes na pesquisa da cultura popular, disse que o passado é uma lição para refletir e não para reproduzir: “Ele quis dizer que temos o dever de olhar para o nosso passado e refletir sobre ele para não repetirmos aquilo que não deu certo”., conclui.

SERVIÇO
E você, conhece nosso patrimônio histórico? Vale a pena conferir as riquezas culturais de Santa Isabel!

CENTRO DE MEMÓRIA FRANCISCO SANCHES BAPTISTA “CHICO FOTÓGRAGO”
Avenida República, nº 118 – Centro – Santa Isabel/SP

SALA DE ARTES SACRAS “DITO PITUBA”
Rua Diogo Batista Nunes, s/n – Centro – Santa Isabel/SP