CAPS INICIA PROJETO INTEGRADO E LEVA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE BULLYING ÀS ESCOLAS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Santa Isabel deu início a um projeto integrado que une a Diretoria de Ensino de Jacareí, a gestão das escolas, os grêmios estudantis, as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social. O objetivo do projeto, que ganhou o nome de “Renascer na Escola”, é levar conscientização sobre bullying às unidades de ensino estaduais.

Nesta fase da ação está acontecendo a instrumentalização do corpo docente de cada uma das unidades. O trabalho vem acontecendo por meio de reuniões pontuais com trocas de informações. A ação é uma das atribuições do CAPS, que também busca preservar a cidadania da pessoa, o tratamento no território e seus vínculos sociais.

De acordo com a psicóloga, Renata Vargas do Amaral – que coordena o CAPS – o projeto atende a uma alta incidência de bullyng registrada no município. O objetivo do Projeto Renascer na Escola é preparar a comunidade escolar para lidar com essa prática nociva, estendendo a discussão a toda comunidade:

“A meta é promover um ambiente mais saudável, aumentar a capacidade de identificação de problemas, sobretudo os graves, e poder acionar a rede de saúde do município, para que aí sim possa se trabalhar de forma mais específica a questão da saúde mental. Muitas vezes, o bullying é apenas a pequena parte de um problema maior”, explica.

ENCONTRO

Na última semana foi realizado um encontro nas dependências do CAPS, que reuniu dezenas de pessoas. Em pauta, esteve a incidência do bullying nas unidades escolares, e o impacto da prática na vida dos alunos. A ação tem o apoio do professor Minoro Raphael (da Minorulândia), de Arujá, que realiza um trabalho voltado à educação.

O Bullying é uma palavra de origem inglesa que significa atos de agressão e intimidação repetitivos contra uma pessoa não aceita por um grupo. A prática ocorre mais comumente no ambiente escolar. O bullying consiste em agressões e intimidações constantes.