CONCURSO DE FANFARRAS E BANDAS DE SANTA ISABEL TEM 21 AGREMIAÇÕES INSCRITAS

No próximo domingo, dia 9 de julho, 21 agremiações de todo o Estado de São Paulo e até do Rio de Janeiro estarão em Santa Isabel para a disputa do Concurso de Fanfarras e Bandas 2023. A Orquestra Municipal é a anfitriã do Confaban, um dos mais tradicionais e importantes eventos do calendário nacional, e irá fechar com chave de ouro a sequência de apresentações.

O concurso chega à 16ª edição revigorado, com mais que o dobro de participantes, em relação ao ano passado. Ele está de volta ao mesmo tamanho que tinha antes da pandemia, que interrompeu sua realização em 2020 e 2021.

O Confaban faz parte da programação do aniversário de 191 anos de Santa Isabel, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de julho. As apresentações terão início às 13 horas, na Avenida da República, região central da cidade.

O evento tem organização da Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A expectativa é que um grande público acompanhe as disputas.

Participações

Entre as agremiações inscritas, há bandas de Mogi das Cruzes, Guararema, Arujá e Poá, no Alto Tietê, e várias da cidade de São Paulo. Há também participantes de Osasco, Mauá, Itapevi, São José dos Campos, Aparecida, e Pindamonhangaba, na Grande São Paulo e Vale do Paraíba. E ainda de municípios do interior do Estado, como Potim, Miracatu e Areias.
Completa a lista, uma banda de Rezende, no Estado do Rio de Janeiro.

Os participantes competem nas categorias fanfarra simples, banda marcial infantil, infanto-juvenil, juvenil e sênior, além de banda musical de marcha juvenil e sênior e corporação. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus.

Orquestra Municipal

Regida pelo maestro Edmar Valinhos, a Orquestra Municipal de Santa Isabel encerra as apresentações, às 21h15, pela categoria Corporação. A agremiação é uma das mais premiadas do Brasil, tendo vencido várias edições de Confaban por todo o Estado de São Paulo e se consagrado vice-campeã estadual em 2017.

Também já foi convidada para tocar em espaços renomados, como o Auditório Cláudio Santoro, a Sala São Paulo e no evento de premiação da Unesco ao desenhista Mauricio de Sousa, realizado no Theatro São Pedro.

De acordo com o maestro Edmar Valinhos, o Confaban 2023 é o primeiro evento do ano nessa modalidade realizado no Estado de São Paulo, e por isso, é muito aguardado:

“Participar do Confaban é algo muito especial, ainda mais em nossa cidade. A edição deste ano marca um novo momento da orquestra, onde contamos com novos membros, e um corpo coreográfico mais estruturado. Estamos ansiosos e prontos para dar nosso melhor”, explica o maestro.

Para o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, o Confaban já é uma tradição em nosso município, e a orquestra municipal, o grande destaque do concurso:

“Hoje, Santa Isabel é reconhecida por essa grande orquestra, que cada vez mais acumula prestígio. Temos investido nesses talentos, que compõem a orquestra municipal. Sem dúvidas, um dos maiores orgulhos desta gestão é ver nossos jovens se destacando por meio da música”, finaliza o prefeito.