COVID-19-FOTOS E AÇÕES

Confira as informações sobre o COVID - 19

AÇÕES DO COMBATE AO COVID-19

SANTA ISABEL NO COMBATE AO COVID-19

Desde o início da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Santa Isabel criou um plano de combate à doença, no qual todas as ações foram definidas estrategicamente com o intuito de preservar a Saúde Pública na cidade.

Entre elas:

– Antes de haver qualquer suspeita de casos no município, os profissionais de saúde receberam uma capacitação para conhecerem mais sobre o vírus, formas de transmissão, sintomas, protocolos do Ministério da Saúde e tratamentos. A palestra foi ministrada pelo diretor clínico da UPA de Santa Isabel, Dr. Luis.

– Após a capacitação, os enfermeiros iniciaram uma campanha de conscientização nos bairros, orientando a comunidade e fazendo palestras em escolas;

– O próximo passo, foi realizar a panfletagem nos principais pontos de Santa Isabel, informando sobre medidas preventivas e sintomas da doença. Mais de 30 mil informativos já circulam a cidade;

– Quando os primeiros casos suspeitos chegaram a cidade, Santa Isabel já tinha um Plano de Contingência contra o Coronavírus, desenvolvido através da formação do Comitê Administrativo Extraordinário COVID-19;

– Entre as medidas tomadas pela Prefeitura de Santa Isabel, a fim de evitar a propagação do vírus, estão:

– Fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais de saúde;

– Higienização de unidades de saúde, locais de maior circulação e principais vias de Santa Isabel, através de um caminhão pipa que esguicha água e hipoclorito de sódio (parceria com a SABESP);

– Drive-thru de vacinação contra a Influenza, para evitar a exposição do público idoso;

– Fechamento imediato dos comércios não essenciais

– Suspenção das aulas presenciais por tempo indeterminado

– Bloqueio da Praça da Bandeira para evitar aglomerações

– Conscientização acerca da importância do distanciamento social, constante higienização e o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), por meio das redes sociais

– Visitas domiciliares realizadas semanalmente pelos profissionais da saúde (busca ativa por possíveis casos)

– Exército Brasileiro na higienização de espaços públicos

– Barreira sanitária em todas as entradas da cidade, impedindo a circulação de turistas

– Lives diárias, apresentando com transparência todas as novas atualizações do Covid-19

– Abertura de Processo Seletivo Emergencial para Profissionais da Saúde e Assistentes Sociais

– Ampliação de 09 novos leitos de UTI

– Parceria com a Santa Casa através da Enfermaria

– Acompanhamento dos pacientes que recebem alta com o apoio de Psicólogos e Fisioterapeutas

– Acompanhamento diário dos pacientes confirmados que não precisam de internação, mas permanecem em isolamento em casa

– Adequação da UPA para o atendimento de casos de COVID-19

– Aquisição de testes rápidos para os profissionais de saúde

– Higienização das vias e espaços públicos com o auxílio de caminhões pipa

– Barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade

– Lançamento do aplicativo de Telemedicina no combate ao Covid-19

– Distribuição de máscaras de proteção aos servidores municipais

– Distribuição de máscaras para a população

– Entrega das cestas do Programa “Auxilio Merenda Emergencial” de casa em casa

– Implantação do Sistema “TakeAway”

– Diminuição de salários (economia)

– Educação: material de apoio e acompanhamento on-line (exemplo na região)

– Kit de limpeza

– Serviço de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor do Município de Santa Isabel, em parceria com o SEBRAE – “Programa Enfrente”, criado exclusivamente para dar consultoria às empresas no momento de crise causado pelo novo coronavírus.

– Atendimento on-line da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (serviços do Sebrae, Banco do Povo, Escola do Trabalho, Procon e Banco do Emprego).

– Lançamento do app“Localiza Santa Isabel”, serviço emergencial que disponibiliza um aplicativo (app) para prestadores de serviço profissional liberal em todos os seguimentos. Disponível para smartphones com sistema Android, por meio da PlayStore e IOS na Apple Store.

– Aulas on-line ministradas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, atendendo ao Programa Esporte Total (zumba, futsal masculino, judô, vôlei adaptado, pilates, entre outros).

– Educação e Cultura: acompanhamento on-line do Projeto Orquestrando Sonhos nas Escolas

– Aulas on-line de Musicalização Infantil.

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?

Se ainda quiser saber mais detalhes, você pode entrar em contato pelo Fale Conosco.