DISCUSSÃO SOBRE O PLANO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA LOTA CÂMARA DE SANTA ISABEL

Centenas de pessoas se reuniram na noite de ontem (19/06) no auditório da Câmara Municipal de Santa Isabel para acompanhar a palestra da Deputada Estadual, Marina Helou, que discorreu sobre o Plano Municipal da 1ª Infância. A Lei estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas.

O encontro foi idealizado pelo advogado, Dr. Antônio Barreto, que fomentou a estruturação de uma comissão para a discussão e fomento das políticas da primeira infância, além de atuar em favor dessas ações.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, que organizou o evento, a legislação é voltada para a primeira infância – até os seis anos de idade – em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Para Marina Helou, a Primeira Infância é considerada a fase mais importante para o desenvolvimento humano e um olhar adequado nesta fase, tem grande impacto para a estrutura intelectual, psicológica, emocional e física das pessoas no futuro.

A deputada afirma que ter políticas públicas efetivas para investir nas crianças e fazer com que elas se desenvolvam em todas as dimensões é a possibilidade de conceder oportunidades iguais a todos e quebrar ciclos de pobreza da sociedade. Medidas como esta, na opinião de Helou, figura como uma das melhores formas combate às desigualdades sociais.

Presente no encontro, a Secretária Municipal de Educação falou sobre a importância de cada um dos profissionais envolvidos no ensino dos alunos da primeira infância, além de destacar os trabalhos realizados no ambiente escolar. Representando a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, a Dra. Siberi Machado, salientou a importância do fomento à educação no âmbito municipal.

O vereador Osvaldo Junior, em seu discurso, abordou a importância da elaboração do Plano Municipal de Educação, na formação de cidadãos. A vice-prefeita e secretária de Cultura, Teresinha Pedroso, destacou o alto nível dos alunos de Santa Isabel, que vêm conquistando importantes espaços sociais.

A Juíza de Direito da Comarca de Santa Isabel, Dra. Claudia Villibor Breda, falou sobre a importância de discussões, projetos e ações voltadas à primeira infância. Já o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, parabenizou a atuação do Dr. Antônio Barreto, além de destacar a necessidade de investimento na primeira infância como um todo.

Participaram do encontro, professores que atendem alunos do berçário ao primeiro ano, gestores, profissionais da saúde, profissionais do desenvolvimento social, e de protetiva, membros do Conselho Tutelar, da Ordem dos Advogados do Brasil, e da sociedade civil.