FORTES CHUVAS CAUSAM ACIDENTES EM SANTA ISABEL; DEFESA CIVIL INTENSIFICA ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS

As obras de canalização do Ribeirão Araraquara, já em andamento no município, diminuirão as ocorrências de enchentes na região central.

O início do ano é sempre marcado pelo aumento do número de acidentes, em decorrência das fortes chuvas de verão. No município de Santa Isabel, a Defesa Civil intensificou os atendimentos à população, para diminuir as consequências da situação de emergência gerada pelos temporais.

Segundo a prefeitura, só no começo de 2022, já foram atendidas ocorrências de alagamentos na região central e nos bairros Morro Grande, Cachoeira e Parque São Benedito. Também houve deslizamento de terra na rua Maranhão, no Parque São Benedito, e desabamento de parte do muro do prédio do Centro de Apoio Pedagógico (CAP). As pontes dos bairros Morro Grande e Cachoeira foram interditadas, com risco de desabamento, e aconteceram quedas de árvores em diversos pontos da cidade.

A Defesa Civil da cidade, com apoio das secretarias municipais de Segurança e Trânsito, Serviços Municipais e Desenvolvimento Social, além do Fundo Social de Solidariedade e a Defesa Civil do Estado de São Paulo, está realizando diversas ações de apoio aos munícipes afetados, com entrega de kits de alimento e limpeza, além de colchão e cobertores.

De acordo com os dados divulgados pelo órgão municipal, a projeção de chuva para os dias 28, 29 e 30 de janeiro era de 135 mm e foi registrado 197 mm. Somente entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, choveu 300 mm.

Canalização do Ribeirão Araraquara

Em 30 de agosto de 2021, o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, anunciou o início das obras de canalização do Ribeirão Araraquara. A ação tem o objetivo de diminuir as enchentes, pois a canalização acelerará o escoamento do córrego, ou seja, irá desafogar o fluxo de água recebido na região perto do prédio da prefeitura, na rua Santa Cruz.

Atendimento Defesa Civil

Durante os finais de semana, a população deve acionar a Ouvidoria de Santa Isabel, em casos de acidentes, pelo telefone (11) 95569-7622 ou 4656-1000 ou pelo E-Ouve. Também podem discar 199, para Emergências da Defesa Civil. Já ao longo da semana, o órgão pode ser acionado pelo número 4657-3511 ou pela Ouvidoria, também no telefone 4656-1000 ramal 9910.

Os moradores podem se cadastrar para receber mensagens de alerta da Defesa Civil, no celular, mandando o CEP da cidade (07500000) para o número 40199.

“Os munícipes estão passando por uma situação muito difícil, com todos esses acidentes causados pelas fortes chuvas, e estamos movimentando todas as equipes para atendê-los. Infelizmente, a população de Santa Isabel já sofre há muitos anos com as enchentes, e estou em busca de soluções definitivas, como a canalização do Ribeirão Araraquara. Mas, por enquanto, nosso foco é prestar auxílio às pessoas atingidas e suprir as necessidades emergenciais”, explica o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla.