I Curso de Saneamento Básico Rural em Santa Isabel

Entre os dias 2 e 3 de julho a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário em parceria com o Sindicato Rural de Jacareí; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o programa “Promovendo a Saúde no Campo”, realizou o I Curso de Saneamento Básico no Meio Rural: Infraestrutura e Educação Ambiental.

“Essa nossa parceria com instituições empenhadas em melhorar a qualidade de vida no campo, tem gerado bons resultados. É muito importante levar informação aos munícipes que residem na zona rural, pois desta forma, estaremos contribuindo para a saúde e um ambiente sem poluição”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.
Cerca de 20 produtores rurais participaram da capacitação que aconteceu no bairro Pedra Branca. No dia 2 de julho o Coordenador Técnico de Meio Ambiente, Vagner Natanael, explicou os objetivos do curso que foi divido em duas etapas, parte teórica e prática enquanto a Engenheira Agrônoma, Elisangela Cendretti, apresentou aspectos do saneamento básico no meio rural.
Foram discutidos assuntos como a importância de saber escolher o local das construções rurais, conhecer sobre a captação de água, tipos de poços, esgoto, resíduos sólidos (lixo) e a reciclagem de materiais. Além disso, todos os presentes ganharam uma apostila ilustrada com diversas dicas e assistiram a vídeos educativos.

No dia 3 de julho, para colocar todo o conhecimento teórico em prática, os alunos produziram uma fossa séptica biodigestora modelo Embrapa, responsável por canalizar o esgoto diretamente de vasos sanitários e substituir fossas rudimentares (fossas negras ou sumidouros) que, embora construídas em áreas distantes das residências, contaminam solos, águas subterrâneas e lençóis freáticos, comprometendo a saúde do homem.
“Tivemos como principal objetivo conscientizar os moradores da área rural sobre os riscos causados pela falta de saneamento básico e a importância de adotar medidas que preservem o nosso meio ambiente”, disse a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.