LANÇAMENTO DO PROTOCOLO “NÃO SE CALE” LOTA CÂMARA DE SANTA ISABEL

O auditório da Câmara Municipal de Santa Isabel ficou lotado na tarde desta quarta-feira (23/08), por conta do lançamento do Protocolo Não se Cale, no município. O evento reuniu autoridades locais, como membros dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além de forças de segurança e comerciantes, juntos em favor do combate à violência contra mulher.

Celebrando o Agosto Lilás – mês em que é lembrada a importância da conscientização social para prevenção e repressão de crimes dessa natureza – a Prefeitura de Santa Isabel, junto a Associação Comercial, e as Polícias Civil e Militar, anuncia a adesão ao protocolo, voltado ao acolhimento da mulher vítima de assédio em estabelecimentos comerciais. Embasado na Lei nº 17.621/2023, o protocolo prevê medidas para o combate à violência sexuais em bares, baladas e outros locais de lazer.

Para abordar essa temática tão importante, foram convidadas duas palestrantes especialistas nos temas: A delegada da Polícia Civil e Presidente Do Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF), Rosmary Corrêa; e a Delegada Da Polícia Civil, da DDM on-line e Professora Da Academia De Polícia, Utimia Cristine Pinheiro Gonçalves.

Discorrendo sobre o Agosto Lilás, a Dra. Rosmary citou a importância da Lei Maria da Penha nas ações para proteger a vítima de violência. A convidada também mostrou os números alarmantes registrados no País: “Foram quase 250 mil registros de violência contra a mulher em 2022. Mais de 600 mil casos de ameaças contra mulher, registrados nas delegacias”.

Em sua explanação, a Dra. Utimia detalhou as medidas que compõe o protocolo “Não Se Cale”, destacando que o foco da iniciativa é o acolhimento da vítima no ambiente comercial, tendo por premissa a vontade da mulher: “Os estabelecimentos do setor de lazer deverão prestar auxílios previstos no novo protocolo diante de qualquer pedido de socorro ou suspeita de caso de assédio, violência ou importunação sexual”.

O evento foi abrilhantado pelo desfile de peças de crochê assinado pela Professora Lenilda. A cantora isabelense, Charlotte, também encantou o público com sua voz marcante. Ao final da apresentação, as modelos ensinaram o sinal alusivo à campanha, feito com as mãos.

A Delegada da Polícia Civil de Santa Isabel, Dra. Regina Campanelli, uma das idealizadoras do evento, ressaltou que a iniciativa é social, e não política, destacando ainda a importância da mobilização popular diante do tema: “Essa mobilização demonstra que o trabalho integrado funciona e que estamos evoluindo enquanto sociedade”.

O Prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, agradeceu a todos os envolvidos no evento, e afirma que a luta pelos Direitos Civis deve ser contínua, ressaltando que não podemos consertar os erros do passado, mas devemos aceitar as responsabilidades pelo futuro: “Isso inclui apostar no papel de cada um na construção de uma sociedade justa, com oportunidade para todos e muito respeito”.

Participaram do evento, compondo a mesa de autoridades: a vice-prefeita de Santa Isabel, Teresinha Pedroso; a Juíza de Direito de Santa Isabel, Dra. Claudia Villibor Breda; o Vereador Osvaldo Junior; a Delegada da Polícia Civil de Santa Isabel, Dra. Regina Campanelli; o Capitão da Polícia Militar, Anderson Pelegrine; o Presidente da OAB de Santa Isabel, Dr. Vagner Lobo; o Gestor Executivo da Associação Comercial local, José Guilherme; o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sidorco; e o Secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Lucena.

O PROTOCOLO

Em estabelecimentos como bares, restaurantes, casas noturnas e afins, a mulher poderá fazer a solicitação de ajuda, tanto verbalmente quanto por meio de um gesto. O sinal é feito com apenas uma mão: palma aberta para cima, polegar flexionado ao centro e dedos fechados em punho.

Diante da solicitação de ajuda ou situação suspeita, os profissionais capacitados deverão acolher a vítima em espaço reservado e seguro – longe do agressor –, oferecer acompanhamento até o carro da pessoa ou veículo por ela acionado para sair do local. Caso haja necessidade, a polícia ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) poderão ser acionados.

CAPACITAÇÃO DOS COMÉRCIOS

O Governo de São Paulo preparou um curso de capacitação gratuito para cerca de 1,5 milhão de profissionais que atuam nos setores de entretenimento, lazer e gastronomia em todo o estado. A finalidade é prepará-los para identificar e enfrentar situações de risco de forma ativa e adequada. As inscrições vão até o próximo dia 28, por meio de formulário disponível em: http://mulher.sp.gov.br/naosecale.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.