LEI LUCAS: SANTA ISABEL OFERECE CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES

Centenas de professores da rede municipal de ensino de Santa Isabel estão recebendo uma capacitação em primeiros socorros. A iniciativa é embasada na Lei Lucas (13722/18), que obriga as escolas públicas e privadas e os espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

A iniciativa da Prefeitura de Santa Isabel prevê que todos os professores da rede municipal sejam capacitados na Lei Lucas. As aulas já começaram, e ao final do curso, os professores recebem um certificado de conclusão. Anualmente os docentes terão que fazer a reciclagem desse curso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, no ano passado, todos os funcionários do grupo de apoio foram capacitados. Agora, todos os professores, diretores, coordenadores, e gestores serão capacitados. A Pasta ressalta que o ensino de primeiros socorros garante maior segurança aos alunos e funcionários das escolas em situações de emergência.

SOBRE A LEI

A Lei Lucas é uma legislação brasileira que determina a obrigatoriedade de capacitação de professores e funcionários de escolas em primeiros socorros. Ela foi criada em homenagem ao Lucas Begalli Zamora, uma criança de 10 anos que faleceu durante um passeio escolar por asfixia.

De acordo com o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, a preparação dos educadores para a Lei Lucas engloba o domínio de habilidades fundamentais de atendimento inicial, como ressuscitação cardiopulmonar (RCP), desobstrução das vias respiratórias, reconhecimento e cuidado de sangramentos, crises convulsivas, entre outras:

“Essas competências possibilitam que os professores ajam prontamente até a chegada de profissionais da área médica. É importante capacitar os professores para essa lei, pois o conhecimento em primeiros socorros permite uma resposta rápida e eficaz em situações emergenciais dentro do ambiente escolar”.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.