OUTUBRO ROSA: SANTA ISABEL INTENSIFICA AÇÕES VOLTADAS À SAÚDE DA MULHER

No mês de outubro, a Prefeitura de Santa Isabel anuncia a ampliação dos serviços de saúde voltados às mulheres. A Secretaria Municipal de Saúde prepara diferentes ações alusivas ao Outubro Rosa. A iniciativa tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

No cronograma de ações estão inclusas: consultas de enfermagem e médicas; coleta de Papanicolau; atualização do cartão vacinal; testes rápidos para ISTs; grupo educativo sobre a importância da autoavaliação das mamas e mamografias de rastreamento.

No caso das mamografias, geralmente, esse exame é focado em mulheres com idades entre 50 e 69, mas na campanha, Santa Isabel vai inovar e expandir a cobertura para meninas com mais de 16 anos.

Todas as unidades de saúde de Santa Isabel estão realizando ações que buscam compartilhar informações e conscientização sobre o controle do câncer de mama, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. O objetivo é o diagnóstico precoce e maior chance de cura.

UNIDADE DE SAÚDE ABRIRÁ AOS SÁBADOS

Visando um maior alcance ao público-alvo da campanha, a Secretaria de Saúde de Santa Isabel expandiu o horário de atendimento nas ações do Outubro Rosa.

Nos três últimos sábados do mês, nos dias 14, 21 e 28 de outubro, a unidade de saúde da Avenida Brasil (UBS II) estará de portas abertas para os atendimentos do Outubro Rosa. O horário de atendimento será das 08h às 12h.

A equipe técnica da Pasta afirma que essa iniciativa visa atender às mulheres que trabalham durante a semana, e têm dificuldade de encontrar tempo para cuidar da saúde.