R$ 500 MIL: SANTA ISABEL CONSEGUE RECORRER E MUNICÍPIO É ISENTO DE ANTIGA DÍVIDA AO GOVERNO FEDERAL

Após mais de 11 anos de uma dívida entre Santa Isabel e o Governo Federal, nesta segunda-feira (07/08), o município foi isento do pagamento de mais de meio milhão de reais em multa, valor acumulado desde 2011 por conta da não regularização de uma ambulância. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu recorrer da decisão e evitar o prejuízo aos cofres públicos municipais.

De acordo com a equipe técnica da Pasta responsável, tudo começou quando a União direcionou uma ambulância para Santa Isabel. O veículo era destinado ao uso no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), e realmente foi utilizado para esse fim. O problema é que a Prefeitura deveria ter habilitado o carro junto ao Governo Federal, o que não aconteceu.

Essa irregularidade fez com que o Governo Federal gerasse uma pendência em seu sistema, em nome de Santa Isabel. Já em 2017, mais uma vez o município teve oportunidade para regularizar a ambulância junto ao Ministério da Saúde, mas isso não ocorreu e o valor da multa aumentava cada vez mais.

Devido ao longo tempo de uso, a ambulância deixou de operar. Porém, a dívida do município, que teve início em 30 de agosto de 2011, só crescia. Além disso, enquanto havia uma pendência em nome de Santa Isabel, o município não poderia pleitear nenhum outro veículo destinado à Saúde.

BUSCA PELA REGULARIZAÇÃO

Buscando a regularização junto ao Governo Federal, a equipe técnica da Secretaria de Saúde organizou uma verdadeira força-tarefa, a fim de provar à União que a ambulância foi utilizada para os fins aos quais estava destinada. Após a busca de documentos antigos, provas que atestassem os fatos, e idas à Brasília, no Ministério da Saúde, finalmente o pedido da Prefeitura foi acatado.

Assim, ontem foi emitida a conclusão do Ministério da Saúde acerca do caso, e a decisão foi favorável a Santa Isabel. De acordo com o documento emitido pela União, a área técnica que analisou o caso manifestou-se favorável à exclusão da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Isabel da relação de municípios com pendências de restituição de recursos referentes à não habilitação de ambulâncias do SAMU 192.

Para a secretária de Saúde de Santa Isabel, Helena Inácio, a decisão do Ministério da Saúde foi uma vitória para o município, que desde 2011 estava em débito com a União: “Quando assumimos à Prefeitura, prezamos por organizar a casa, deixando tudo regular. O intuito sempre foi lutar por mais benefícios para Santa Isabel”.

Já o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, afirma que o caso da ambulância foi algo bastante trabalhoso para a Prefeitura: “Felizmente, hoje comemoramos a resolução do caso e o resguardo aos cofres públicos isabelenses. Afinal, dinheiro público deve ser usado com responsabilidade”.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.