SANTA ISABEL INICIA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA E COVID-19

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta terça-feira (11) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e Covid-19, que se estenderá até o dia 31 de maio. Neste ano, todas Unidades Básicas de Saúde do município estarão administrando a vacina de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

No caso da vacina contra a Infuenza (gripe), serão contemplados os seguintes grupos: Crianças de 06 meses a 5 anos de idade; Trabalhadores da Saúde, pública e privada; Gestantes em qualquer idade gestacional; Puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto); Professores do ensino básico ao superior, da rede pública e privada; e idosos.

Também poderão se vacinar, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais); Profissionais das forças armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica); Pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.

As pessoas que tiverem comprovação de comorbidades, também fazem parte do grupo contemplado, desde que apresentem quadro de: Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Doença renal crônica; Doença hepática crônica; Doença neurológica crônica; Diabetes; Imunossupressão; Obesidade; Transplantados e pessoas com Síndrome de Down, de Klinefelter, de Wakany, entre outras.

De acordo com a equipe técnica da Saúde, o objetivo da vacina contra a gripe é reduzir a circulação do vírus e o número de hospitalizações e risco de morte devido à doença. E vale lembrar, que não há necessidade de intervalo entre a vacina contra a Covid e a vacina contra a influenza.

COVID-19

No caso da vacina bivalente contra a Covid-19, além dos públicos já imunizados (idosos, gestantes e puérperas), também poderão se imunizar: Profissionais da saúde e pessoas com comorbidades; Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Doença renal crônica; Doença hepática crônica; Doença neurológica crônica; Diabetes.

Também deverão se vacinar os imunossuprimidos; obesos; transplantados; pessoas com trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, entre outras, desde que o paciente apresente comprovação médica no ato da vacinação).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra a Covid-19 infantil continua acontecendo. A campanha de vacinação infantil contempla crianças de 6 meses a 11 anos de idade, para início de esquema primário de vacinação, completude vacinal ou dose de reforço.

Para ter acesso a imunização, basta procurar uma unidade de saúde e apresentar documento pessoal e caderneta de vacinação. Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde: 4656-4444.