SANTA ISABEL PARTICIPA DA ETAPA INTERMUNICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EM GUARULHOS

Nos dias 20 e 21 de outubro a educação esteve em pauta no Centro Municipal de Educação Adamastor. Santa Isabel participou da etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação, que ocorreu em Guarulhos. A conferência visa a contribuir com a elaboração de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação 2024-2034.

Santa Isabel contou com a participação de 15 representantes. Estiveram presentes na etapa, professores, supervisores, gestores e conselheiros. Este ano, a temática abordada foi o “Plano Nacional de Educação (2024 a 2034): Política do Estado para garantia da educação com direito humano justiça social e do desenvolvimento socioambiental sustentável”.

A comitiva isabelense defendeu propostas que abrangem o município nos eixos temáticos propostos na Conferência Nacional de Educação. Na ocasião, as propostas foram discutidas separadamente por meio de eixos temáticos. Ao final, as sugestões escolhidas foram consolidadas em plenária final, ocorrida no próprio evento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as propostas aprovadas nas discussões serão implantadas nos próximos dez anos no plano intermunicipal e se tornarão uma realidade nas escolas do município, tanto em sala de aula, e também como modelo de gestão.

O próximo passo, segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação, é a participação na etapa estadual, que ocorrerá em novembro, quando serão discutidas as propostas válidas para a esfera Estadual. Já em janeiro a conferência deverá discutir as propostas em âmbito Nacional.

O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, comenta a importância do debate educacional: “Os debates envolvendo a educação são fundamentais para a criação de políticas públicas, pois permitem a discussão de ideias, identificação de desafios e busca por soluções que promovam a melhoria da qualidade da educação, o acesso igualitário e a formação de cidadãos preparados para os desafios do futuro”.

UNIÃO DE FORÇAS E REPRESENTATIVIDADE

O ponto alto da etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação, foi a participação conjunta entre educadores do Estado e município, iniciado desde a etapa municipal. Essa união de esferas promove resultados muito mais eficazes para os próximos dez anos, e figura como uma iniciativa inédita de junção de forças.

Além disso, o evento foi marcado ainda pela eleição de delegados. Foram 15 candidatos de Santa Isabel, os quais apenas cinco foram eleitos para participar da plenária estadual, que também acontecerá em Guarulhos.