SANTA ISABEL REALIZARÁ CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que visa à imunização de todas as crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, acontecerá entre os dias 4 e 31 de agosto. Em Santa Isabel, aproximadamente 3.174 crianças fazem parte do grupo prioritário a ser imunizado. A meta mínima do município corresponde a 95% de cobertura vacinal.
“Essa é mais uma importante campanha de vacinação, precisamos proteger e cuidar das nossas crianças, deixando elas livres dessas doenças e a imunização é primordial para a saúde dos nossos pequenos”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.
Durante a campanha, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificará as ações de prevenção e atualização da caderneta vacinal. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Também serão realizados dois ‘Dias D’ de mobilização nos dias 4 e 18 de agosto (sábados), das 8h às 17h.
No dia 4 de agosto estarão atendendo o público infantil as seguintes salas de vacina: ESF Jardim Eldorado; UBS I “Prefeito Ilário Dassiê” e uma Unidade extra na Praça Fernando Lopes – Centro. Já no dia 18 de agosto toda a Rede Municipal de Saúde, composta pelas seguintes unidades: UBS I Prefeito Ilário Dassiê; UBS II Dr. Francisco Pedreira Ribeiro (Avenida Brasil); UBS III Pref. Jose Raymundo Lobo (Monte Negro); ESF Jardim Eldorado; ESF Jardim Novo Eden; ESF Vila Guilherme; ESF Vila Nova; ESF Ouro Fino; ESF Cachoeira e uma Unidade extra na Praça Fernando Lopes – Centro, estarão atendendo.
“Além de também prevenir contra a caxumba e a rubéola, a vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus causador dessas doenças”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde.
O Sarampo é uma infecção contagiosa transmitida por um vírus. Os sinais se caracterizam por alterações na pele, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar. O vírus pode ser transmitido pelo contato com secreções de pacientes contaminados, através de tosses, espirros ou gotículas de saliva que se espalham pelo ar. Geralmente, a doença atinge em maior intensidade o público infantil.
A Poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo. Na maioria dos casos, os sintomas são silenciosos.
“Apesar da vacina estar disponível durante o ano inteiro, a campanha tem como objetivo intensificar todas as ações de prevenção. Pedimos muito a colaboração dos pais ou responsáveis em levarem suas crianças para a Unidade de Saúde mais próxima para a devida vacinação”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde.
Situação epidemiológica:
Poliomielite
Em 1994, o Brasil recebeu a Certificação de área livre de circulação do poliovirus selvagem pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas a doença permanece endêmica em alguns países como: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.
Sarampo
Em 2016 e 2017, o Brasil não registrou nenhum caso confirmado de Sarampo. Atualmente, enfrentam-se surtos da doença em Roraima e Amazonas, com registro de 314 casos confirmados. Isso se dá pela formação de bolsões de não vacinados.
Para mais informações, entre em contato com a Unidade de Saúde mais próxima ou com a Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, através do telefone: 4656-4444.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.