SANTA ISABEL REGISTRA DIMINUIÇÃO NA TAXA PERCENTUAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE

Segundo dados da secretaria municipal de Saúde, em 2021 o índice de vacinação no município foi de 74,3% e a meta era de 95%.

A poliomielite é uma doença em processo de erradicação, e no Brasil, não há novos registros de casos desde 1990. No entanto, os dados podem mudar devido à falta de adesão da vacina. Em Santa Isabel, no ano de 2021, foi vacinado apenas 74,3% do público-alvo. A meta era de 95%.

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica e do Estado de São Paulo, há mais de 30 anos não é registrado nenhum caso da doença no país, mas foram notificados em dezembro de 2021, 5 casos de poli vírus selvagem no Afeganistão e Paquistão.

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada por vírus, que pode infectar adultos e crianças, e nos casos mais graves, ocasionar paralisia nos membros inferiores. A única forma de prevenção é por meio da vacinação.

O fluxo de movimentação de chegada de pessoas de viagens internacionais, é um dos maiores causadores da proliferação do vírus. Em decorrência disso, é recomendado conferir a carteira de vacinação e atualizá-la, caso algumas das vacinas estejam em atraso, antes de viajar.

O esquema vacinal, estabelecido no Calendário Estadual de Vacinação, é composto por três doses da vacina inativa poliomielite (VIP), aos 2, 4 e 6 meses de idade, e 2 doses de reforços, com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

“Para se vacinar, é necessário ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Pelo bem das nossas crianças, precisamos que vocês, pais e responsáveis, vacinem seus filhos. Vamos garantir que esse vírus não cause nenhum dano às nossas crianças. Dói ver os pequenos chorando com a dor da vacina, mas é melhor do que conviver com o remorso de saber que poderia ter evitado a paralisia, somente vacinando a criança”, diz o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.