SANTA ISABEL VISITA, EXPOSIÇÃO SOBRE RENATO RUSSO

Dando continuidade ao Programa Cultural ‘Santa Isabel Visita’, o Governo Municipal, por meio de uma parceria da Secretaria da Cultura com o Ponto Mis, levou 35 Isabelenses para visitar a exposição sobre o astro do Rock Nacional, Renato Russo, que está em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS).
“Estamos sempre em contato com diversos parceiros para proporcionar um enriquecimento cultural para nossa população. Vamos realizar outras ações como essa, levando o Isabelense para conhecer novos espaços culturais”, afirmou o Secretário Municipal de Cultura.
A exposição no Museu da Imagem e do Som – MIS SP, reconstrói a trajetória de Renato Russo, líder da banda Legião Urbana, a partir de cerca de mil itens pessoais encontrados no apartamento onde passou seus últimos anos de vida. São apresentados ao público objetos como documentos, roupas, discos, desenhos, fotografias e instrumentos musicais.
“Pensamos em uma cultura acessiva e descentralizada, estamos trabalhando para que toda a população de Santa Isabel tenha mais contado com programas culturais”, disse o Diretor de Cultura.
A visita aconteceu no dia 16 de Janeiro, com saída às 13h da Secretaria da Cultura, os participantes contaram com transporte ida e volta, além da entrada gratuita no museu. Os visitantes Isabelenses saíram do museu por volta das 18h.
“A Secretaria Municipal de Cultura tem realizado diversas ações inovadoras como: Santa Isabel Visita; Festival de Férias; República do Lazer; Praça das Artes; Exposições na Sala Santa Isabel e etc. Todos os envolvidos estão de parabéns, fico muito feliz em ver o excelente trabalho que estão fazendo”, explicou a Prefeita de Santa Isabel.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Renato Russo presta homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira e é a quarta exposição idealizada e concebida totalmente pelo museu.  A mostra conta com curadoria de André Sturm – ex-diretor do MIS –  e direção de arte do Ateliê Marko Brajovic. Giuliano Manfredini, único filho do artista, concedeu ao MIS total acesso ao apartamento de Renato Russo confiando à equipe do museu sua catalogação, conservação e adaptação para a exposição. A exposição Renato Russo é apresentada pela Samsung Conecta e pelo Ministério da Cultura.
Renato Russo apresenta, por meio de uma experiência imersiva, a vida e a obra deste ícone do rock brasileiro. A exposição, que parte exclusivamente do acervo de Renato Russo, apresenta objetos pessoais, peças de vestuário, fotografias, manuscritos, instrumentos musicais, documentos escolares, desenhos, cartas de fãs, além de prêmios, fanzines, folhetos e impressos variados que irão percorrer toda a sua trajetória.
O público pode mergulhar no caráter multifacetado de Renato Russo, que, além de grande letrista, também produziu desenhos e pinturas, bem como uma peça de teatro e projetos cinematográficos. Particularidades como suas coleções de anjos e de baralhos de tarô também podem ser vistas.

VISITA NO CINEMA
Em dezembro de 2017 a Secretaria Municipal da Cultura levou para o Cinema um grupo de cerca de 50 crianças que assistiram o filme “Capitão Cueca”. O grupo composto por menores acolhidos nos abrigos municipais e também outros atendidos no programa de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde puderam ter a experiência de assistir um filme com tecnologia 3D em uma sala de cinema de última geração. Toda atividade foi gratuita, incluindo transporte ida e volta e a entrada no cinema.

SANTA ISABEL VISITA
O programa Santa Isabel Visita tem por objetivo levar a população Isabelense para conhecer espaços de cultura que o município não dispõe. Possibilitando a experiência de conhecer cinemas, museus, shows, exposições e diversas outras atividades culturais, sempre em parceria com outros órgãos e instituições, públicos ou privados.