SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO PARA DIAGNOSTICAR SÍFILIS

A Prefeitura Municipal de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã da última quarta-feira (23/08) capacitações com profissionais que atuam na área da saúde, para que estejam aptos a diagnosticar e tratar pessoas com Sífilis no município. A ação teve o apoio da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD e pretende formar e atualizar médicos, enfermeiros, assistentes sociais, pediatras e farmacêuticos, como multiplicadores para a implantação do diagnóstico da sífilis nas Unidades Básicas de Saúde.

A programação contou com recepção, entrega de materiais e ministrações da Enfermeira e Diretora Municipal de Saúde Estela Barbosa Santana da Silva sobre Situação Epidemiológica da Sífilis no Município; Fixas de Notificações e Fluxos; Descentralização da Administração da Penicilina Benzatina; Resolução COFEN.

“Atualmente temos um quadro preocupante de casos de sífilis em Santa Isabel, precisamos orientar as pessoas sobre os perigos da doenças, quais cuidados são necessários e como tratar”, explicou a Diretora Municipal de Saúde, Estela Barbosa.

O Médico, Dr. Luís Paulo da Silva, falou sobre o diagnóstico da sífilis em gestantes e abriu um espaço para discutirem o assunto e esclarecer dúvidas. Em seguida a Médica Pediátrica, Dra. Kátia Regina Sobral Vieira, ministrou sobre o diagnóstico e tratamento da sífilis congênita e sobre o espaço para discussão, esclarecendo todas as dúvidas sobre o assunto.

“Essa é uma importante ação para o município e pretendemos fazer mais eventos como esse sobre outras doenças, sempre conscientizando a população dos perigos e cuidados a ser tomados em cada caso”, disse a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.

O diagnóstico oportuno da infecção da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a eliminação da sífilis congênita. Sendo assim, verifica-se a necessidade de que as equipes de Atenção Básica realizem os testes rápidos para o diagnóstico da sífilis no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e suas parcerias sexuais.

 
Fotos: Verônica Ribeiro/AIPMSI

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.