SEGUNDO ENCONTRO DO CURSO DE FORMAÇÃO DA BNCC PARA GESTORES E EQUIPE DA EDUCAÇÃO

Para a formação do currículo educacional visando a aplicação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Prefeitura de Santa Isabel realizou nesta quinta-feira (30/08), o segundo encontro do curso de capacitação em parceria com a Positivo, para gestores, coordenadores e equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação, o tema da discussão foi “O que é BNCC, os marcos legais e as metas para a educação de qualidade” ministrado pela Professora e Doutora Andréa Patapoff Dal Coleto.

A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro do ano passado. O documento, que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica, servirão como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais definindo os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender.

“O curso de formação é essencial para a compreensão da BNCC e a análise por parte dos gestores e equipe técnica da pasta, para que haja uma formação do currículo educacional de nosso município com qualidade para nossos alunos”, afirma a Prefeita de Santa Isabel.

A capacitação para os gestores, coordenadores e equipe técnica da pasta visam o estudo da BNCC para a formação dos currículos do sistema de ensino da rede municipal e assim a aplicação da base nas unidades escolares, formando uma equipe que multiplique o aprendizado para os demais educadores. Ao todo serão mais quatro encontros ao longo do segundo semestre deste ano, sendo finalizado em novembro.

“Antes de formularmos o nosso currículo educacional, vamos primeiro compreender como um todo a BNCC e assim por meio dos nossos gestores, coordenadores e a equipe técnica levar essa discussão aos nossos professores da rede, para elaborarmos juntos um plano de ensino que tenha a mesma qualidade e avanço educacional e assim multiplicar e transformar com o poder da educação”, explicou a Secretária Municipal de Educação e Secretária Interina de Cultura e Esportes e Lazer, Liliene de Paiva.