14º CONFABAN supera expectativa de público

Num clima de festa pelos 187 anos de Santa Isabel, a principal avenida da cidade, Da República, se tornou  palco para um verdadeiro espetáculo de música, talento, garra e principalmente tradição com a 14ª edição do Concurso de Fanfarras e Bandas (CONFABAN) que contou com a participação de 22 corporações.

O evento começou logo pela manhã com a entrada da Orquestra Municipal de Santa Isabel, entoando os hinos Nacional e Municipal, seguido do discurso da Vereadora Patricia Simão, representando a Câmara Municipal e a abertura oficial pela Prefeita Fábia Porto.
Dando continuidade, 10 corporações entraram na avenida para disputar em 4 categorias. Foi um show de notas e dança com a garotada dos grupos: Banda Marcial Infantil, Banda Marcial Infanto-Juvenil, Banda Marcial Juvenil e Banda Musical de Marcha Juvenil.
A classificação foi um momento de muita expectativa por parte das corporações, que ficou definido pelas seguintes categorias: Banda Marcial Infantil, primeiro lugar para Banda Marcial de Botelhos (MG), segundo lugar para Banda Marcial de Caçapava (SP) e em terceiro BANMOA – Moacyr Beneditos de Souza (São José dos Campos – SP); Banda Marcial Infanto-Juvenil, primeiro lugar para Banda Marcial de Ibiúna (SP) e em segundo Banda Marcial Dora Peretti de Oliveira (SP); Banda Marcial Juvenil, primeiro lugar para Banda Marcial de Botelhos (MG) e em segundo Banda Marcial Alcina Dantas Feijão (São Caetano do Sul-SP); Banda Musical de Marcha Juvenil, em primeiro BAMUTRE- Banda Musical de Tremembé (SP), Banda Sinfônica da EMEF Octávio Mangabeira (Tremembé –SP) em segundo e a Banda Musical Dora Peretti de Oliveira em terceiro.

No período da tarde, a abertura do bloco ficou por conta da primeira apresentação da Orquestra Infantil Municipal, que foi formada por meio do Projeto Orquestrando Sonhos nas Escolas que atende cerca de 2.600 crianças da rede municipal de ensino. Também foi um momento de muita emoção para os pais, familiares e amigos que prestigiaram a garotada na Avenida, mostrando seu talento e carisma através da música.
Em seguida, outras três categorias se apresentaram e mostraram qualidade musical, tornando a competição ainda mais acirrada para a bancada de jurados do 14º CONFABAN. As classificações das Categorias foram definidas da seguinte maneira: Fanfarra Simples Sênior, Fanfarra Municipal de São Roque (SP) em primeiro lugar e Fanfarra Paulo Ferrari Massaro (SP) em segundo; Fanfarra com Pisto Sênior, em primeiro lugar a Fanfarra e Banda da E.E. professor Cláudio Abrahão (SP) e em segundo a Fanfarra de Palmeiral (MG); Musical de Marcha Sênior, Associação de Artes, Música, Esportes e Educação Aparecidense (SP) em primeiro lugar, seguido da Fanfarra e Banda da E.E. professor Cláudio Abrahão (SP) em segundo e a FASEC E.E. Sebastião de Castro (SP) em terceiro.

E mesmo a noite estando fria, nada espantou o público, atraído pelo calor da música e a qualidade de cada banda que passou pela Avenida da República. No final da noite, 5 corporações na categoria Banda Marcial Sênior se apresentaram, num verdadeiro espetáculo artístico e cultural. A premiação foi acirrada, cada banda mostrou talento em todos os pavilhões (Mor, Balisa, Corpo Coreográfico e Musical). A classificação ficou: Banda Estudantil Padre José de Anchieta (SP) em quinto lugar, Lyra Santana de Parnaíba (SP) em quarto, BAMASCS – Banda Marcial Municipal de São Caetano do Sul em terceiro, Banda Marcial Municipal de Atibaia em segundo e a BAMIG – Banda Monsenhor Ignacio Gioia em primeiro lugar. E pelo segundo ano consecutivo, se tornando Bicampeã, a Banda Marcial Municipal de Atibaia levou o troféu geral do evento, somando 420,65 pontos.
Encerrando o 14º CONFABAN, a atual Campeã Estadual, Orquestra Municipal de Santa Isabel, veio para a Avenida da República em clima de disputa, mesmo que não estivesse concorrendo efetivamente, e mostrou a garra, força, coragem, paixão e muita musicalidade que vem apresentando nas competições cidade afora, representando o Município. Uma noite memorável para todo o público e também os turistas, que fomentaram o desenvolvimento econômico local.