1º SIMPÓSIO MUNICIPAL DE AUTISMO

Amanhã terça-feira (03/04), a partir das 18h, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio de uma ação em conjunta das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, realizará o 1º Simpósio Municipal de Autismo. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Santa Isabel, localizada na Praça Prefeito Hyeróclio Eloy Pessoa de Barros, 33 – Jardim Monte Serrat.
Neste evento, aberto aos profissionais da área e população em geral, será abordado diversos assuntos relacionados ao Autismo, desde o diagnóstico às políticas inclusivas e de reabilitação existentes no município.
Segue o cronograma do evento:
17h30 – Credenciamento – será servido um café de “Boas Vindas”
18h – Abertura oficial
Contará com a presença de autoridades (Prefeita Fábia Porto, Secretário Municipal de Saúde, Cleber Vinícius Kerchner, e Secretária Municipal de Educação, Liliene Paiva, um representante do legislativo e um representante do Conselho Municipal de Saúde).
18h30 – Palestra “Desmistificando o Autismo” – Dr. Danilo Blanco – Médico Psicanalista
Mestre em Psicanálise se dedica ao estudo do comportamento humano. Atua no município desde o início do ano como Médico Clínico, integrando a equipe de matriciamento da saúde mental.
19h15 – Cenário das Políticas Públicas de Saúde – Fernanda Gabriela Zica – Diretora de Saúde
Fonoaudióloga especialista em Gestão Pública em Saúde e Distúrbios Psiquiátricos da Infância pela USP, atua no município como Diretora de Saúde.
19h30 – Cenário das Políticas Públicas de Educação – Aline Gema – Núcleo de Inclusão
Professora efetiva da rede municipal, pós-graduada em psicopedagogia, educação especial e autismo. Coordenadora Geral de Inclusão e, no momento, a frente da ressignificação da escola especial.
19h45 – Palestra “TEA – Inclusão social e escolar: um sonho mais que possível” – Família Brito Sales
Anita Brito é doutoranda pela USP (Universidade de São Paulo) na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia para estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana pela PUC-SP e Bacharelado em Tradução também pela PUC-SP. Professora desde 1990, possui vasta experiência no ensino de línguas e já lecionou para todas as séries desde a pré-escola até a Faculdade. Atuou, por 20 anos, com o ensino de Línguas inglesa, francesa e portuguesa para Estrangeiros em empresas, residências e escolas, como Palestrante, Consultora e Tradutora. Trabalhou como professora de Português, Inglês, Sociologia e Filosofia, no Grupo Educacional Uniesp e Inglês no Instituto Educacional Elyte. Atualmente, ministra palestras em congressos, escolas e instituições sobre TEA em várias áreas: escolarização, sociabilização, superação, importância do diagnóstico precoce, tipos de intervenção, entre outros temas relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo. Faz parte do Conselho Consultivo do PAICA (Projeto de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente), onde trabalha diretamente com projetos desenvolvidos para famílias e crianças com TEA e suas comorbidades. Escritora do livro “Meu filho ERA autista – a história real de um garoto que nasceu autista e que aprendeu a viver em dois mundos” (2012), o qual foi premiado com o IX Prêmio Orgulho Autista, do livro “TEA e Inclusão Escolar: Um sonho mais que possível” (2014) e do livro paradidático “Um livro diferente” (2015), e coautora e editora do recém-lançado “Tudo o que eu posso ser”.
Nicolas Brito Sales nasceu aos 26/02/1999, na cidade de São Paulo. Formou-se no Ensino Médio no final de 2016. Atualmente, trabalha como fotógrafo, palestrante e escritor. Desde 2011, Nicolas, juntamente com sua mãe, percorre vários lugares para dar palestras sobre como é ser autista e estar inserido na sociedade e na escola regular. Em janeiro de 2016, Nicolas deu início, como freelancer, em seus trabalhos como fotógrafo. Em 2014, foi coautor do livro “TEA e inclusão escolar – um sonho mais que possível” e, em 2017, lança seu primeiro livro como autor: Tudo o que eu posso ser. Neste livro, Nicolas conta suas experiências, o que pensa e como vive em sociedade. Nicolas já gravou vários vídeos com pessoas famosas, como Fábio Porchat, Daniel, Alysson Muotri e Caio (o Brogui), para levar mais informação sobre autismo a vários públicos diferentes. Seu trabalho tem sido muito bem recebido por onde passa.
Alexsander Sales é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós graduado em logística empresarial pela FGV. Desde 2012, acompanha sua família nas palestras levando seu depoimento na visão de pai.
21h – Mesa Redonda
Discussão e esclarecimentos. Todos os profissionais palestrantes participarão da mesa, bem como a promotora Dra. Fernanda Ratcov Borges da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Isabel.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.