DEFESA CIVIL DO ESTADO AVALIA SOLAPAMENTO NA RUA MARIA ISABEL

Após o solapamento de margem de rio ocorrido na Rua Maria Isabel, no bairro do Cruzeiro, em Santa Isabel, técnicos da Defesa Civil do Estado estiveram no local avaliando os danos causados pela chuva de ontem (08/03), quando em um período de meia hora choveu 86 milímetros, de acordo com o pluviômetro da ETA I. Segundo a equipe técnica estadual, a obstrução na tubulação local ocasionou a queda do muro.

Por conta da obstrução do sistema de drenagem do afluente do Ribeirão Araraquara, houve solapamento da margem fluvial. As edificações próximas podem ser impactadas e em caráter preventivo e temporário, a praça local, duas residências, um comércio e um depósito foram interditados. Os moradores afetados estão sendo assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Além da vistoria técnica feita juntamente com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Defesa Civil do Estado também concedeu a Santa Isabel materiais de ajuda humanitária para atender às vítimas das chuvas. Já na madrugada de sexta-feira, colchões e mantimentos foram entregues em diferentes partes da cidade.

Um relatório preliminar da visita foi emitido ao município, a fim de direcionar as medidas emergenciais a serem tomadas pela Prefeitura. Como contrapartida estadual, a expectativa é que haja a celebração de um convênio que culmine na transferência de recursos emergenciais para o restabelecimento da normalidade em Santa Isabel.

AÇÕES DA PREFEITURA

Ainda na sexta-feira, logo após o término das chuvas, as principais vias afetadas pelas águas receberam limpeza. Uma força-tarefa também prestou auxílio às famílias que tiveram suas casas atingidas pela chuva. A Secretaria de Desenvolvimento Social visitou residências, e junto a Defesa Civil fez a entrega de donativos.

O trabalho de manutenção realizado pela Secretaria de Serviços Municipais seguiu durante a noite, e foi retomado nas primeiras horas da manhã. Já no sábado (09/03), cerca de 50 trabalhadores foram designados para diferentes pontos da cidade. Agentes de Trânsito apoiam os trabalhos e direcionam o fluxo de veículos nos locais atingidos.

Foi necessário realizar a desobstrução das galerias da Rua Maria Isabel. Um trator precisou ser utilizado na retirada do material encontrado no interior da rede de esgoto. Junto ao barro, haviam itens como colchão, cobertor, garrafas pet, lata e muito lixo, que fizeram com que a passagem da água ficasse inviável.

Na mesma rua, foram retomados os serviços de substituição da galeria das águas pluviais. O trabalho foi conduzido pela Prefeitura de Santa Isabel, por meio das Secretarias de Serviços Municipais. Todo o serviço foi validado e acompanhado pela Defesa Civil Municipal. A medida teve como objetivo a melhor fluidez da água da chuva naquelas imediações.