PREFEITURA DE SANTA ISABEL PROMOVE NEBULIZAÇÃO PARA COMBATER A DENGUE

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, realizará nos dias 12, 13 e 14 de março a nebulização veicular para conter o avanço da dengue.

A ação executada pelo Setor de Combate às Endemias visa combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue, mas também das arboviroses Zika e Chikungunya.

Atenção ao cronograma de ação do fumacê e às orientações da Pasta para melhor aproveitamento da ação:

O Centro e Parque São Benedito serão atendidos no dia 12/03. Em seguida será a vez do Jardim Eldorado, que receberá o fumacê em 13/03. No dia 14/03, outro setor do Jardim Eldorado será atendido, assim como o Cruzeiro. Essas áreas foram selecionadas devido aos altos índices de transmissão da doença.

O trabalho terá início às 17h podendo ser reagendado em caso de chuva. A equipe técnica da Pasta reforça que no momento da aplicação do fumacê é importante que os moradores deixem portas e janelas abertas.

Recomenda-se também que animais sejam retirados dos quintais, as gaiolas sejam cobertas, e veículos estacionados na rua sejam movidos, para facilitar o processo.

Essa iniciativa complementa as ações de controle do vetor realizadas pela Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias. É importante lembrar que a colaboração dos munícipes é essencial na eliminação dos focos do mosquito.

É fundamental manter quintais limpos, caixas d’água vedadas, vasos de plantas sem pratinhos, pneus descartados corretamente ou armazenados em locais cobertos, além de verificar ralos, calhas e qualquer recipiente que possa acumular água.

O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, reforça que a dengue é um problema de todos e é preciso um esforço conjunto para vencer o mosquito: “Juntos podemos combater a dengue e proteger nossa cidade. A prevenção é a melhor arma contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”