Ações de conscientização e comemoração aos 131 anos da abolição escravatura no Brasil

Na próxima segunda-feira (13/05), comemoram-se os 131 anos da abolição da escravidão no Brasil, e para celebrar esse marco na história do país a Prefeitura de Santa Isabel, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e Desenvolvimento Econômico, preparou uma programação especial.
“Para relembrar esta data tão importante e promover a reflexão acerca de todos os acontecimentos durante o período da escravidão, nós preparamos diversas ações. A luta por direitos iguais continua, e juntos conseguiremos conscientizar a população sobre a importância de amar uns aos outros, independentemente de qualquer coisa”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.
Uma roda de conversa com o tema “13 de Maio: 131 Anos da Abolição e os Desafios Atuais”, acontecerá das 19h às 20h, no Auditório da EMEF Oscar Ferreira de Godoy, localizado na Rua Professora Ana Moutinho Gonçalves, 57 – Treze de Maio. No mesmo horário, o Padre Celso Laurindo, celebrará uma missa em homenagem ao fim da escravidão, em frente à Capela Treze de Maio.
A programação também contará com Danças de Carimbó que serão realizadas com o Grupo da Melhor Idade do Fundo Social de Solidariedade, além de uma roda de capoeira com a Associação Beija-Flor, a partir das 20h, em frente à Capela Treze de Maio.
“Por meio de danças e rodas de capoeira, temos como objetivo apresentar a riqueza da Cultura Afro-Brasileira, tão importante para a nossa sociedade”, ressaltou o Secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Sancionada em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, foi responsável pela abolição da escravidão no Brasil e precedida pela Lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos.