ATIVIDADES TEMÁTICAS MARCAM A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Iniciada na última terça-feira (20/11) a Semana da Consciência Negra, realizada pela Prefeitura de Santa Isabel, contou com uma programação recheada de atividades especiais voltadas para todos os públicos somando cerca de 200 participantes nos quatro dias de evento.

 A abertura oficial da comemoração aconteceu às 18h do dia 20/11 com o inicio da exposição “África Aqui”, realizada em parceria com o Núcleo de Memória Visual, contendo fotos e textos da história afro no município, as personalidades negras isabelenses e conta um pouco mais sobre as heranças culturais deixadas pelo povo negro em Santa Isabel. A exposição é gratuita e permanecerá aberta até o dia 07/12 (sexta-feira) com funcionamento de segunda à sexta-feira das 10h às 19h.

Além da abertura da exposição, a roda de conversa “A Consciência Negra de Todo Dia” contou com a participação do sacerdote André Luis Araújo, da Secretária de Saúde Estela Barbosa, dos pedagogos Rodrigo Silva e Sthefane Nascimento, do advogado Vagner Lobo e cerca de 40 munícipes sob mediação de Fabiana de Sousa, presidente da Associação Afro-Brasileira de Santa Isabel. O bate-papo foi finalizado com apresentação musical do cantor e ator global Danilo de Moura, conhecido por interpretar Tim Maia no espetáculo musical homônimo.

No dia seguinte 21/11 (quarta-feira) as atividades tiveram início logo cedo. Em parceria com o instituto POIESIS e Oficinas Culturais, uma oficina de Percussão Guineense teve início às 9h na Secretaria Municipal da Cultura, com a atração internacional Grupo Cultural Netos de Bandim. Vindos diretamente de Guiné-Bissau, país do oeste africano, o grupo atendeu cerca de 10 munícipes inscritos na oficina durante o período da manhã e, durante a tarde, deu seguimento às atividades contando ainda com a participação de mais de 40 alunos do 5º ano da EMEF Oscar Ferreira de Godoy. Na sequência, um passeio guiado que visava mostrar aos participantes lugares históricos do município teve saída às 14h, atendendo uma turma da EMEE Sérgio Alves Porto e também um grupo de munícipes previamente inscritos.

Na quinta-feira (22/11) o dia todo foi marcado por oficinas temáticas, que deram início às 9h30, com a oficina de Bonecas Afro feitas a partir de retalhos, ministrada por Angela Lima na Secretaria Municipal da Cultura com participação de cerca de 10 artesãs. Durante a tarde, os alunos da EMEE Sérgio Alves Porto retornaram à sede da Secretaria para participar de uma demonstração de roda de capoeira na Sala Santa Isabel, com os membros da Associação Afro-Brasileira, aprendendo a manusear instrumentos musicais e cantar músicas típicas que embalam a roda.

O encerramento oficial do evento aconteceu a partir das 20h do dia 23/11 (sexta-feira) na Secretaria da Cultura com a premiação do concurso “Beleza Afro Isabelense”, realizado pela Associação Afro-Brasileira de Santa Isabel por meio das redes sociais. Para concluir as atividades da Semana da Consciência Negra com chave de ouro, o músico e ator Danilo de Moura retornou aos palcos isabelenses para uma apresentação única em conjunto com os músicos Marcelo Rodrigues e Felipe Matarazzo, tocando hits popularmente conhecidos por serem interpretados por vozes negras.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.