Campanha de prevenção e controle das hepatites virais

Neste mês a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início a Campanha Julho Amarelo que visa conscientizar os munícipes sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais e a realização dos testes rápidos para um diagnóstico precoce.
“Essa Campanha vem como uma forma de aumentar a qualidade de vida da população. É fundamental que todos conheçam as principais características das hepatites virais, como se prevenir e tratar as doenças”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.
A Hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal, pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Existem diferentes tipos, entre eles: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D ou hepatite E.
Na maioria dos casos os sintomas passam despercebidos, sendo os mais comuns: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
O diagnóstico é feito por meio de exames específicos de amostras de sangue para identificação do tipo de vírus que causou a hepatite. Os testes são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma infecção sexualmente transmissível (IST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.
Para a prevenção, é indicado tomar as vacinas; usar camisinha nas relações sexuais; não compartilhar escova de dente, lâminas de barbear ou de depilar; usar seus próprios instrumentos de manicure e pedicure; não compartilhar agulhas e seringas e exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens, piercings, maquiagem definitiva, serviços de saúde, procedimentos médicos, odontológicos e de hemodiálise.
“Todas as Unidades de Saúde do município disponibilizam, gratuitamente, o teste rápido para hepatite B, hepatite C, HIV e Sífilis, junto às vacinas. Os interessados podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde.
Durante a Campanha, serão realizadas palestras sobre o tema nas Unidades de Saúde; ações de conscientização nos salões de cabeleireiros e estúdios de tatuagens, além da oferta dos testes rápidos e das vacinas.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde/ Departamento – DST, através do telefone: 4656-4444 ou e-mail: dst.santaisabel@gmail.com.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.