COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES É TEMA DE PALESTRA EM SANTA ISABEL

Em comemoração ao Agosto Lilás, a prefeitura de Santa Isabel, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, realizará a palestra “Pelo fim da violência contra mulher”, nos dias 18 e 23 de agosto, às 14h, no auditório da pasta, localizado na rua Prefeito José Basílio de Alvarenga, 1000 – Brotas.

Agosto Lilás é uma campanha de enfretamento à violência doméstica e familiar contra mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), conscientizá-las sobre seus direitos e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência em diversas formas.

“Combater a violência contra as mulheres é um dever de todos. Precisamos nos unir para enfrentar esse problema com seriedade, utilizando mecanismos jurídicos e políticas públicas para proteger as vítimas e lutar para que os agressores paguem pelos crimes cometidos”, diz o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, o convívio dos familiares em casa resultou no aumento das agressões contra mulheres no período da pandemia. O levantamento mostra ainda que no Brasil uma a cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência neste ano. Além disso, dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mostram um aumento de feminicídio no período de Pandemia.

Mesmo com as medidas de restrição impostas para conter a pandemia de Covid-19, 37,9% das brasileiras sofreram algum tipo de assédio sexual. Em 2019, foram 37,1%. Entre as mulheres que sofreram assédio, 31,9% ouviram comentários desrespeitosos quando estavam andando na rua, 12,8% receberam cantadas ou comentários desrespeitosos no ambiente de trabalho, 7,9% foram assediadas fisicamente no transporte público, 5,4% foram agarradas/beijadas sem consentimento, e 5,6% sofreram assédio físico em festa ou balada, segundo dados divulgados pelo G1, São Paulo.

“Atos de violência contra as mulheres ocorrem todos os dias e em todos os lugares. É importante ressaltar que as agressões não são apenas físicas, aquelas que muitas vezes deixam marcas na pele, mas psicológicas, com atitudes e manipulações que ferem a nossa dignidade”, explica a primeira dama de Santa Isabel e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Helena Chinchilla.

Para denúncias da violência contra mulheres, o governo federal disponibiliza canais como: Disque 100; ligue 180; Mensagem pelo WhatsApp no número (61) 99656-5008; Telegram, no canal “ Direitoshumanosbrasilbot”, Site da ouvidoria do Ministério ou pelo aplicativo “Direitos Humanos Brasil” (para IOS e Android).

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.