COMBATE AO MOSQUITO É TEMA DE PALESTRAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS

Na última segunda-feira (11/03), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de Controle de Endemias, deu início a um ciclo de palestras que acontecerão em todas as unidades escolares da cidade no mês de março. Com o tema “Combate ao Mosquito”, a iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os fatores de riscos e meios de prevenção. As primeiras palestras foram ministradas pelos Agentes de Combate às Endemias, Silmara Helena; Hermínio Lopes e Wanderley Silva no período da manhã e tarde na EMEI Teiji Kita.
De forma divertida e descontraída, os alunos receberão orientações sobre as espécies de mosquitos que podem transmitir doenças; como ocorre a transmissão; sintomas; tratamentos e como detê-lo. Na oportunidade, foram apresentadas imagens de criadouros, larvas e ovos do mosquito. Cada aluno também recebeu um informativo com dicas de prevenção. O mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir graves doenças como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Já o Haemagogus leocolaenus transmite a febre amarela silvestre. Para prevenir criadouros é necessário manter o domicílio sempre limpo; evitar o acúmulo de água parada; colocar areia nos vasos de plantas; não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos ou riachos; utilizar repelente diariamente e fazer uso de inseticidas e larvicidas.
“Essas palestras serão extremamente importantes para a conscientização de nossas crianças que com certeza também alertarão os pais sobre as doenças causadas pela picada do mosquito e o que podemos fazer para combater e evitar possíveis complicações”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde.
 

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.