DAEE PLANTA MAIS DE 14 MIL ÁRVORES E AUXILIA NA PROTEÇÃO DE NASCENTES DO PARQUE ITABERABA, EM SANTA ISABEL

Ação beneficiou área equivalente a 5 campos de futebol com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica com investimento de R$ 708 mil

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, concluiu o plantio do projeto de restauração e enriquecimento florestal do Parque Estadual Itaberaba, em Santa Isabel, no Alto Tietê. Os trabalhos recuperaram uma área de 560 mil metros quadrados, o equivalente a mais de 5 campos de futebol, que posteriormente será aberta ao público.

Foram plantadas no parque mais de 14 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, entre elas o Tamboril da mata, Figueira Branca, Jurubeba, Guarantã, Ipê Branco, Farinha Seca, Embaúba-prata, Ingá, Cedro Rosa, Jatobá, Fumo Bravo e Jenipapo. O contrato segue por mais 60 meses visando a manutenção e o acompanhamento da recuperação da área selecionada.

O investimento do DAEE aumenta a proteção de áreas do parque que preservam importantes nascentes que formam o Cantareira, fator este que contribui também para melhor qualidade da água do sistema, que atualmente abastece cerca de 9 milhões de moradores na capital e na Grande São Paulo.

As ações de reflorestamento trazem equilíbrio ao meio ambiente, aumentando a biodiversidade e protegendo a fauna. Atraem também espécies de forma natural por oferecer uma área segura, gerando um ambiente perfeito e, consequentemente, contribuindo para que espécies migratórias e nômades retornem e algumas até permaneçam no local.

A restauração ecológica no parque é uma contrapartida da canalização do rio Baquirivu–Guaçu, que visa o combate de enchentes no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A compensação foi firmada por meio do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, que contempla técnicas de restauração por meio de reflorestamento, condução da regeneração natural e plantio de mudas nativas. Tais ações dão vida a pequenas florestas e restauram o solo com uma grande variedade de espécies. O investimento nessa área, disponibilizada pela prefeitura de Arujá, foi de R$ 708 mil e o monitoramento das mudas segue por mais 60 meses.

Ações semelhantes foram realizadas pelo DAEE para restaurar áreas no Parque Natural Municipal da Cultura Negra – Sítio da Candinha, em Guarulhos; na Estação Ecológica, de Mogi-Guaçu e no Parque Estadual do Rio Turvo, no Vale do Ribeira.

Canalização do rio Baquirivu-Guaçu

A segunda fase das obras de canalização de três quilômetros do Baquirivu está em fase final e deve ser concluída ainda neste semestre. Quando concluído, o investimento permitirá que o rio suporte uma vazão de 300 mil litros de água por segundo, o que vai reduzir a possibilidade de enchentes na região. A ação recebeu investimento de R$ 80,5 milhões, com recursos do Governo do Estado de São Paulo, e está sendo feita entre as alças de acesso ao Aeroporto na Rodovia Hélio Smidt até a Avenida Natalia Zarif, e a foz do córrego Cachoeirinha.

Em 2019, o DAEE também canalizou um trecho de 2,7 quilômetros do rio – entre a foz, quando ele deságua no Tietê, e a avenida Natália Zarif, próximo ao Parque Cecap, em Guarulhos. As obras aumentaram a capacidade de vazão do canal, evitando enchentes na região.

Parque Estadual Itaberaba

Criado em fevereiro de 2010, o Parque Itaberaba preserva uma área de 15 mil hectares nos municípios de Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel. É um importante corredor ecológico entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira, preservando remanescentes da Mata Atlântica.

O Parque Itaberaba apresenta alta diversidade biológica, fauna variada com grande número de espécies endêmicas de Mata Atlântica e várias espécies raras ou ameaçadas de extinção como papagaio de peito roxo e onça pintada. O parque protege também nascentes de importantes bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira.