Santa Isabel discute Lei Específica da Bacia do Jaguari

Na sexta-feira, dia 23, a Prefeitura de Santa Isabel, através da Secretaria de Meio Ambiente, foi representada em Igaratá, onde o município registrou sua participação em mais uma etapa das discussões inerentes a elaboração da Lei Específica da Bacia do Jaguari. O evento aconteceu na Câmara Municipal local.
O encontro reuniu o grupo de trabalho que tem a missão de elaborar a minuta da Lei Específica da Bacia. A reunião marcou um avanço nas discussões referentes à atualização. Santa Isabel tem encabeçado as tratativas para que a legislação seja atualizada, trazendo benefícios ao município.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a Lei garante a qualidade da água, além de buscar benefícios ambientais. A secretária da Pasta reforçou que a minuta está sendo desenvolvida pelo corpo técnico criado pelo Comitê de Bacias do Paraíba do Sul, composto por Santa Isabel, Guarulhos, Arujá, Igaratá, Jacareí, São José dos Campos e Monteiro Lobato.
“Nosso município tem grande parte de seu território situado em Área de Proteção Manancial (APM). Todas as regiões de São Paulo já têm suas leis específicas atualizadas, apenas no Jaguari ainda prevalece a Lei de 1976. A atualização dessa questão deverá trazer avanços, viabilizando, inclusive, mais empreendimentos na cidade”, explica a secretária.
O encontro contou com a participação de um representante da Votorantim, empresa responsável pelo reservatório, em um caso excepcional de privatização: “Os interesses do setor privado, são diferentes dos interesses públicos, por isso, a discussão é algo muito novo e de grande relevância ambiental”, afirma a gestora da pasta.
A Prefeita de Santa Isabel destaca que vê o tema como uma das principais ações a serem priorizadas pela Secretaria de Meio Ambiente: “A Lei de Mananciais precisa ser atualizada levando em consideração as atuais necessidades de Santa Isabel, inclusive, pensando em progresso para nosso município, que tem diversas restrições ambientais. Tudo isso sem deixar de lado o cuidado com o Meio Ambiente”, aponta a prefeita.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.