MORADORES DA VILA GUILHERME PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE HEPATITES VIRAIS

Em alusão ao ‘Julho Amarelo’, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, na última terça-feira (17/07), realizou uma palestra sobre prevenção e controle das hepatites virais, na Estratégia Saúde da Família – ESF Vila Guilherme.
“Estamos desenvolvendo diversas ações de orientações e prevenções de doenças nas Unidades de Saúde de Santa Isabel, sempre visando uma melhor qualidade de vida da população Isabelense”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel, .

Na oportunidade, a Enfermeira Leonice Aparecida apresentou aos munícipes o que é a hepatite; o que são as hepatites virais; quais são as vias de contágios; sinais e sintomas; a importância da realização dos testes rápidos; diagnóstico precoce e as formas de prevenção. Também foram distribuídos informativos e preservativos, além da realização de testes rápidos das hepatites B e C.
A Hepatite é uma inflamação do fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Geralmente é de evolução silenciosa e na maioria das vezes não apresenta os sintomas. Existem diferentes tipos de hepatites virais, que podem ser causadas por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos.
O diagnóstico é feito por meio de exames específicos de amostras de sangue para identificação do tipo de vírus que causou a hepatite. Os testes são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.
“Na presença de qualquer sinal e sintoma, o indivíduo deve buscar uma avaliação médica e jamais se automedicar”, alertou o Secretário Municipal de Saúde.
Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.