Palestra sobre HIV leva mais conhecimento a profissionais da saúde de Santa Isabel

Na manhã desta sexta-feira, dia 06/12, a Câmara Municipal recebeu o médico Dr. Luis Paulo Silva, que através de uma palestra sobre HIV, levou mais conhecimento aos profissionais de Saúde de Santa Isabel. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro alusivo ao Dezembro Vermelho, que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce do HIV.

A palestra apontou dados recentes sobre o HIV no Brasil, mostrando que hoje, no país, são 757 mil casos notificados, representando uma média de 20,4 casos para 100 mil habitantes. Só no ano de 2013 foram diagnosticados 39,5 mil casos.

O médico destacou que atualmente os homens têm sido mais infectados do que as mulheres, com exceção do grupo de idosos. Nesse caso, mulheres com mais de 60 anos representam um número maior de notificações. Ele chamou atenção ainda para o paradigma de que os jovens são grupo de risco, destacando o contrário, já que todas as pessoas sexualmente ativas que se relacionam sem preservativo estão suscetíveis ao vírus.

As orientações giraram em torno da importância da conscientização, do diagnóstico e tratamento do paciente identificado. Ao final da palestra, o médico abriu espaço para perguntas da plateia, que interagiu ativamente no encontro e concluiu: “Acredita -se que a AIDS é a doença mais avassaladora da humanidade. Para mim é o preconceito, ele exclui, discrimina e mata, e ninguém está livre dele”, salientou o médico.

A secretária de Saúde, destacou as ações de conscientização realizadas no município, com destaque para a distribuição de preservativos nas unidades de saúde, a disponibilização do Teste Rápido, além de as ações descentralizadas em empresas, realizadas por profissionais da rede.

Já a Prefeita de Santa Isabel, destacou o trabalho realizado pelos profissionais na atenção básica e em todas as unidades de saúde e reforçou a importância da campanha: “A Campanha Fique Sabendo é sobre prevenção e diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, o HIV. Por isso a importância da prevenção e, na dúvida, do Teste Rápido, que está disponível a toda a população”, concluiu.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.