Palestra trata sobre Abuso e Exploração Sexual Infantil

Em alusão a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na última terça-feira (14/05) a Prefeitura de Santa Isabel, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou uma palestra na EMEF José de Almeida Machado.

Alunos com idade entre 9 e 10 anos receberam orientações da Enfermeira, Leonice Aparecida, sobre os tipos de abuso e exploração, atitudes características do abusador, aspectos da pedofilia, consequências e canais de denúncias disponíveis. Além disso, assistiram a um vídeo explicativo sobre o assunto. Após um momento de reflexão, também puderam esclarecer todas as dúvidas pertinentes.
“Precisamos muito falar sobre abuso e exploração infantil para evitar que situações do tipo aconteçam. Temos como objetivo conscientizar e alertar nossos jovens, informando-os sobre todas as formas de denúncias. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para combater esse mau que infelizmente nos cerca”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.
Considerado crime pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei 8.069/1990, com alterações da Lei 11.829/2008, o abuso sexual infantil é caracterizado por atos sexuais praticados por adultos contra crianças e adolescentes. O abusador, muitas vezes, pode estar no próprio ambiente familiar de relacionamentos da família e por vezes, ser desconhecido. Já a exploração sexual está relacionada ao aliciamento e prostituição de jovens em troca de dinheiro.

É preciso estar sempre atento aos indícios como: mudanças de comportamento, insônia, perda de apetite e até mesmo alterações no desempenho escolar (dificuldades de concentração, recusa na participação de atividades).
“Trabalhamos com profissionais qualificados e humanizados que conhecem as técnicas de abordagem. Com as palestras, ações de orientação e conversas, também buscamos identificar os indícios que revelem a existência de algum tipo de abuso ou exploração que muitas vezes causam marcas tanto físicas como psicológicas nas vítimas”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde.
Existem canais de denúncias como o Disque 100, que é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, que busca acolher e orientar vítimas, bem como encaminhar as denúncias para a rede de proteção e responsabilização, monitorando regularmente as providências tomadas.
Fotos: Inês Aparecida – Agente Comunitária de Saúde

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.