PRIMEIRA CRIANÇA É VACINADA EM SANTA ISABEL NESTA QUARTA-FEIRA

Lucas Fernandes Crispim, de 6 anos, é laudado com transtorno do espectro autista.
Com direito a certificado de coragem entregue pelos super-heróis, Lucas Fernandes Crispim, de apenas 6 anos, laudado com transtorno do espectro autista, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19, em Santa Isabel.

Ao todo 25 crianças com comorbidades ou deficiências, entre 5 e 11 anos, foram imunizadas nesta quarta-feira (19/01). O município recebeu 310 doses da vacina, através do Governo do Estado de São Paulo.
A ação continuará sendo realizada nos dias 20 e 21 de janeiro, das 7h às 15h30, na UBS I – Prefeito Ilário Dassiê, localizada na rua Prefeito José Basílio Alvarenga, 930, Brotas.

Para vacinação, é necessário apresentar os documentos do responsável e documento da criança, cartão de vacinação, cartão do SUS, comprovante de endereço e exames, receitas ou relatórios médicos, que comprovem as comorbidades ou deficiências.

Confira a lista de comorbidades contempladas no grupo prioritário, definida pelo Ministério da Saúde:

• Insuficiência cardíaca;
• Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
• Cardiopatia hipertensiva;
• Síndromes coronarianas;
• Valvopatias;
• Miocardiopatias e pericardiopatias;
• Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
• Arritmias cardíacas;
• Cardiopatias congênita;
• Próteses e implantes cardíacos;
• Talassemia;
• Síndrome de Down;
• Diabetes mellitus;
• Pneumopatias crônicas graves;
• Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3;
• Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo;
• Doença cerebrovascular;
• Doença renal crônica;
• Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos);
• Anemia falciforme;
• Obesidade mórbida;
• Cirrose hepática;
• HIV.

Os responsáveis também podem fazer o cadastro da criança no Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o atendimento.

“Esse momento é muito importante para Santa Isabel, porque simboliza a esperança. Depois de perdemos tantas vidas para a Covid-19, finalmente nossas crianças estarão protegidas e poderão voltar a abraçarem seus familiares e amigos. Como médico, prefeito e também pai de 5 filhos, entendo a emoção da família de ver as crianças vacinadas e seguras. Vamos nos empenhar muito, para vacinar todas as crianças, da maneira mais rápida possível”, explica o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla.