Santa Isabel conta com finalistas na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Com o tema “O Lugar Onde Vivo”, a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa contou com a participação de alunos do 5º ao 9º ano e Ensino Médio (E.M.) da rede pública, com categorias diferentes para cada período. Santa Isabel está com quatro finalistas para a próxima fase.

A Olimpíada de Língua Portuguesa, iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, é um concurso de produção de textos, que conta com a participação de todo o país.
O concurso passou por etapas, a primeira conhecida como “Escolar”, que contou com uma Comissão Julgadora que foi responsável pela seleção dos textos das unidades. A segunda foi a municipal, realizada no início deste mês, no CAP (Centro de Apoio Pedagógico), onde foram selecionados uma produção de cada Ano participante. As demais etapas serão: Estadual, Regional e Nacional.
O tema deste ano proporcionou aos alunos vínculos com a comunidade e um aprofundamento ao conhecimento sobre a realidade local, o que contribui para o desenvolvimento da sua cidadania.
“Quero parabenizar os nossos alunos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa, sabemos que tudo isso faz parte do esforço e garra desprendidos no concurso. Quero agradecer o excelente trabalho realizado por nossos professores em relação ao desenvolvimento educacional em todas as áreas”, ressaltou a Prefeita de Santa Isabel.
Com o tema deste ano, os alunos isabelenses tiveram a oportunidade de desenvolvimento de pesquisas, relatos, realização de entrevistas e produção de textos de autoria, retratando as peculiaridades de Santa Isabel. Cada estudante se dedicou a descrever as características do município, as belezas naturais, por meio de poema, memória literária, crônica e artigo de opinião.
Os finalistas isabelenses estão matriculados nas seguinte unidades: EMEF Nirlando Costa Alvarenga (Jardim Eldorado), aluno Ruan Patrick Ramos do 5º Ano com o gênero poema; EMEF Vereador Luiz Benedito, aluno João Vítor Paes Martins da Silva do 6º ano com o gênero Memórias Literárias e a E.E. Professora Laurentina Lorena Correa da Silva, as alunas Mirian Rodrigues Calixto dos Santos do 9º ano e Naiara Barbosa dos Santos Miranda do 3º ano do E.M com os gêneros artigo de opinião e crônica.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.