SANTA ISABEL REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE HEPATITES VIRAIS

No próximo mês, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início a Campanha de Prevenção e Controle das Hepatites Virais ‘Julho Amarelo’. Uma iniciativa do Ministério da Saúde, junto ao Comitê Estadual de Hepatites Virais, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e as formas de prevenção.
“Saúde é e sempre será uma das prioridades do nosso Governo, estamos trabalhando em diversas ações de prevenções de doenças, além da capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde e em busca de investimentos para o setor”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel.
Em alusão ao mês ‘Julho Amarelo’, na última sexta-feira (22/06), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma capacitação sobre hepatites virais, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Guilherme Alfieri, 332 – Parque São Benedito.
O evento contou com a participação de médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde, profissionais responsáveis pelo acolhimento e direcionamento dos pacientes.
A capacitação foi ministrada pela Diretora do Departamento de Higiene e Proteção à Saúde, ao lado do Médico Dr. Luis Silva que juntos explicaram como ocorre a transmissão da doença; a importância do diagnóstico precoce; planejamento das ações de prevenção; ofertas de testes rápidos; fluxograma de atendimento e tratamentos.
A Hepatite é uma inflamação do fígado que compromete seu funcionamento normal. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. As Hepatites Virais são causadas por diferentes tipos de vírus, cada uma recebe no nome a letra correspondente ao vírus que a originou: Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D ou Hepatite E.
O diagnóstico precoce pode diminuir o risco da inflamação no fígado se agravar e provocar danos mais graves à saúde, como cirrose ou câncer. Já o tratamento pode ter duração de seis meses a um ano, dependendo do tipo de Hepatite.
Na maioria dos casos, os sintomas não aparecem e quando ocorrem pode ser um sinal de que a doença está na fase crônica. Os sintomas mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
“É preciso conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da realização dos testes rápidos. Promovemos essas capacitações voltadas aos profissionais da saúde com o intuito de aprimorar as técnicas e consequentemente, os atendimentos aos pacientes”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde.
Na presença de qualquer sinal e sintoma, o indivíduo deve buscar uma avaliação médica e jamais se automedicar. Todas as Unidades de Saúde do município disponibilizam gratuitamente o teste rápido para Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis.