SANTA ISABEL TERÁ UNIDADE MODERNA DO DETRAN

Nova unidade de atendimento do DETRAN em Santa Isabel pode aumentar a arrecadação do município, inicialmente, em torno de R$590.000,00
A Prefeitura de Santa Isabel firmou parceria com o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) para instalar no município uma unidade moderna, com mais infraestrutura e comodidade para atender a população. Na prática, as novas unidades do DETRAN simbolizam, nas cidades onde são instaladas, 10 a 30% a mais em arrecadação de impostos.
Atualmente Santa Isabel arrecada cerca de R$5.9 milhões em impostos veiculares (ex. Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor – IPVA), com a nova unidade do DETRAN a expectativa é que o município passe arrecadar inicialmente R$6.490.000,00, recursos que podem ser investidos em melhorias para a mobilidade urbana.
A nova unidade contará com acessibilidade, ambiente climatizado, computadores modernos e equipe treinada para dar mais agilidade na emissão de documentos veiculares.
Tamanha facilidade estimula os motoristas e proprietários de veículos a se regularizarem, e a partir daí é que se tem o aumento da arrecadação. O município ganha mais e quem garante toda esta infraestrutura é o próprio DETRAN.
De acordo com o diretor de Planejamento, documentos que anteriormente seriam emitidos em cinco dias ficarão prontos na mesma hora e alguns pagamentos de taxas poderão ser feitos, via débito, dentro da própria unidade. “Assim, quem necessita dos serviços, fica isento da necessidade de passar por diversos departamentos e/ou bancos”, diz.
LOCALIZAÇÃO
Entre os imóveis públicos dispostos em Santa Isabel, o velório municipal se encontrava obsoleto. A secretaria de Planejamento, em parceria com o DETRAN, realizou meses de análise do local e constatou que o prédio realiza poucas cerimônias fúnebres.
“Há anos as funerárias da cidade possuem local para realização de velório, isso fez com que a demanda pelo espaço municipal caísse, por isso o prédio público está praticamente sem uso”, explica o Diretor.
Ao instalar a nova unidade do DETRAN, no local do velório, haverá espaço adequado para lacração de veículos de pequeno e grande porte. E o número de veículos que utilizará o espaço não interferirá nas cerimônias de sepultamento que serão realizadas no Cemitério do Brotas.
O SERVIÇO SOCIAL CONTINUA
As famílias que não possuem condições para realizar a contratação de uma funerária ainda poderão contar com o apoio da prefeitura na realização do velório.
Há anos a municipalidade mantém contrato com empresas funerárias para que as famílias de baixa renda possam sepultar seus entes queridos com dignidade. Ao invés de utilizar o velório municipal o serviço social será feito dentro da funerária que vencer o processo licitatório.
A prefeitura manterá o atendimento, conforme preconiza a Lei Orgânica do Município (seção III, art. 9º, inciso XX).