Setembro Amarelo: Palestra fecha ciclo de atividades voltadas ao mês de valorização à vida

Uma palestra realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal nesta sexta-feira, dia 27, encerrou o cronograma de atividades voltadas ao Setembro Amarelo, alusivo à valorização da vida. O evento que teve como temática o “Propósito de Vida e Prevenção ao Suicídio”, contou com a participação de especialistas e de apresentações musicais. Apesar de o Setembro Amarelo ter chegado ao fim, às iniciativas voltadas a saúde mental deverão se estender por todo o ano nas unidades de saúde do município.

O evento voltado para estudantes, profissionais da saúde e também aberto a toda população, teve a presença de um público expressivo, que pode acompanhar as palestras e as apresentações inerentes ao Projeto “Enquanto Houver Sol”. A iniciativa foi criada pela equipe de Saúde Mental, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com psicólogas voluntárias. A finalidade é prevenir o suicídio por meio de ações que estimulem a vida e criem perspectiva e propósito.
Já estão sendo realizadas ações nas escolas estaduais, com atividades e rodas de conversa. Durante o evento, os alunos apresentaram seus projetos ao público presente. De acordo com a psicóloga Renata Vargas do Amaral, Coordenadora da Saúde Mental, tem havido uma alta demanda de adolescentes com queixas de depressão, ideação suicida ou até mesmo após tentativa de suicídio.
“Por este motivo, entendemos que é necessário um trabalho conjunto entre escola, Saúde, Cultura e Esporte, para que possamos produzir atividades que estimulem qualidade de vida, resgatar a autoestima, além de identificar e desenvolver potenciais dos adolescentes”, afirmou a profissional que atua na rede.
A Prefeita de Santa Isabel, afirma que o cuidado com a saúde mental deve ser prioridade constante na saúde do município: “Temos nos deparado com muitos casos de depressão que muitas vezes culminam até mesmo em suicídio. Aproveitamos o Setembro Amarelo para realizarmos trabalhos voltados à conscientização em todo o município e esperamos que essas iniciativas tenham atingido quem realmente necessita de apoio”, finaliza a Prefeita.

Skip to content
Estamos sempre preocupados com a necessidade de levar serviços a um maior número de clientes, então mudamos o site. Atenta às inovações de tecnologia e às principais tendências mundiais, está trazendo um site com recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da World Wide Web, que desenvolve especificações técnicas e orientações para o mercado.
Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.
Para aumentar a fonte, é só clicar em "Aumentar a fonte" em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em Reset.
Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.
Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Utilize sempre a versão mais recente de seu software.
Teclas de atalho por navegadores
Internet Explorer, Google Chrome, Firefox:
“Alt” + “1” - ir para o conteúdo
“Alt” + “2” - ir para o menu
“Alt” + “3” - ir para o rodapé
Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.